Cordel do Fogo Encantado lança aguardado novo álbum e sai em turnê

cordel
Foto: Tiago Calazans/Divulgação.

O grupo Cordel do Fogo Encantado lançou nesta sexta (6) o disco Viagem Ao Coração Do Sol, quarto trabalho autoral da banda depois de uma pausa de quase dez anos.

O disco traz canções que ficaram guardadas durante a pausa e composições nascidas no reencontro de Lirinha (voz e pandeiro), Clayton Barros (violão e voz), Emerson Calado (percussão e voz), Nego Henrique (percussão e voz) e Rafa Almeida (percussão e voz). Agora o grupo inicia uma turnê que irá passar por Salvador, no dia 21 de aril, Rio de Janeiro, 28 de abril, e Recife, no dia 12 de maio. A turnê continua com apresentações em Belo Horizonte, no dia 19 de maio, Ribeirão Preto, em 9 de junho, e Fortaleza, no dia 15 de junho.

São 13 faixas que seguem a tradição dos títulos duplos da literatura de cordel e que dialogam com os sentimentos humanos ao longo de uma história de cinco personagens, que percorrem caminhos, por vezes misteriosos e mágicos, em busca da filha do vento, chamada Liberdade.

O disco foi gravado no Estúdio El Rocha, em São Paulo, e em Fortaleza, no Totem Estúdio. A produção foi de Fernando Catatau. “A mística que envolve o Cordel se manteve suspensa durante esses oito anos. Inicialmente, éramos um grupo de teatro, o nome da banda era o título de um espetáculo. No nosso primeiro disco, contamos a história do Fogo Encantado. Depois falamos de um Palhaço de um Circo sem Futuro, uma metáfora da existência humana. E, por fim, na turnê do álbum Transfiguração, apresentamos um cenário que se recolhe para uma espécie de pausa, algo bem significativo para o momento em que se deu, mesmo não sendo planejado”, conta o vocalista Lirinha.

Portanto, para a volta do grupo, serão apresentados elementos que prosseguem a essa narrativa do terceiro disco, “agora é momento de sair para o sol, florescer, caminhar em direção à luz, sair de dentro da terra, rasgar o casulo em busca da Liberdade”, completa Lirinha.

A capa e encarte, que foi lançado em CD primeiramente, foram desenvolvidos pelo estúdio de design Savia Design&Branding e traz diferentes elementos, como a luz, o raiar, o vento e o otimismo representados na forma de um personagem, uma vez que esses símbolos transitam por todo o disco. “Criamos uma figura de luz, uma persona do movimento, que nasce da terra como um sopro de otimismo e cor”, comenta Lucas Bacic, que assina a direção criativa ao lado de Lucas Falcão.

O disco está disponível em todas as plataformas de streaming.