O Justice que já nos presenteou com ótimos clipes como D.A.N.C.E., DVNO e versões não-oficiais Phantom Pt II, lançou ontem um clipe para a música Stress. Para falar a verdade, quem fez o lançamento foi o Kanye West em seu blog.

O duo francês de house vem se destacando também no campo do videoclipe por ter trabalhado idéias inovadoras que acabaram influenciando outros artistas, como o próprio Kanye West que após ver D.A.N.C.E. declarou que queria um clipe do mesmo jeito e chamou os diretores So Me para fazer Good Life.

O vídeo de Stress é uma pequena contribuição do campo do videoclipe para as imagens sobre a juventude. Ele retrata um grupo de jovens que saem aterrorizando tudo que vê pela frente, nada passa incólume, basta estar no caminho deles para ser atacado.

Cruel e chocante, o clipe é um falso documentário que retrata uma realidade presente em todo o mundo. Por mais que sejamos levados a pensar que a ação do vídeo acontece pelas ruas de Paris, o diretor Romain Gavras evitou exibir elementos da paisagem urbana – como propaganda, placas de trânsito e de carros – que identificassem esses jovens a um local específico, dando um tom universal ao seu vídeo. Assim, ele também evita a associação desse vandalismo aos imigrantes que moram em subúrbios franceses e que tiveram algumas ações violentas nos últimos anos.

Preciso registrar a sempre presente cruz nos vídeos do Justice. Presentes em alguns de seus outros vídeos, elas retornam em Stress nas jaquetas dos adolescentes. Outro ponto é a brincadeira com o primeiro sucesso da dupla D.A.N.C.E. que toca em determinado momento e provoca a ira de um jovem. É o tipo do bom humor que sempre faz bem saber que existe.

O vídeo desperta um grande interesse no espectador, que se vê preso àquela pequena história e curioso por saber como termina. Apesar de sua longa duração, o clipe não perde o fôlego e desenvolve sua narração rapidamente ao se manter em um ritmo acelerado.

Comentários