Próximo domingo acontecerá o VMA 09 e a partir de hoje, iremos dar uma geral nos concorrentes. Em cada post, links para todos os vÃdeos, apostas e alguns comentários.
Após o pulo a relação completa de indicados. A premiação acontece em 13 de setembro e o Cultura Clipe irá fazer uma retrospectiva dos indicados mais próximo da disputa.
O clipe possui a sintonia e ritmo exatos com a música e o trabalho de animação impressiona e enche os olhos de um universo futurista, tecnológico e um tanto quanto pessimista (Kanye sendo o único humano ainda vivo).
Melhor Coreografia e Melhor Direção de Arte: Gnarls Barkley – Run
Ótima escolha para ambas categorias. O júri saiu do óbvio. Os outros concorrentes eram Adele (Chasing Pavements), Pussycat Dolls (When I Grow Up), Chris Brown (Kiss Kiss e Forever) para Melhor Coreografia; MGMT (Electric Feel), Pussycat Dolls (When I Grow Up), Katy Perry (I Kissed A Girl) e White Stripes (Conquest) para Melhor Direção de Arte.
Melhor Direção: Erykah Badu – Honey
Venceu Panic At The Disco (Nine In The Afternoon), Linkin Park (Shadow of the Day), Rihanna (Take a Bow) e Pussycat Dolls (When I Grow Up).
Melhor Edição: Death Cab For Cutie – I Will Possess Your Heart
Bastante merecido o prêmio. Outros concorrentes: Katy Perry (I Kissed A Girl), Weezer (Pork and Beans), Ne-Yo (Closer) e Erykah Badu (Honey).
Melhor Cinematografia: White Stripes – Conquest
Categoria dificÃlima com ótimos representantes. White Stripes mereceu. Outros concorrentes: Death Cab For Cutie (I Will Possess Yourt Heart), Pussycat Dolls (When I Grow Up), Erykah Badu (Honey) e Katy Perry (I Kissed a Girl).
Melhor Efeitos Especiais: Kanye West – Good Life
Os diretores de Good Life, So-Me, mereciam um prêmio por D.A.N.C.E., de onde surgiu a vontade do Kanye quis um clipe no mesmo formato. Mesmo assim, muito merecido o prêmio para So-Me. Outros concorrentes: Missy Eliot (Ching a Ling/Shake Your Pom Pom), Linkin Park (Bleed It Out), Coldplay (Violet Hill) e Erykah Badu (Honey).
Weezer tem grandes chances por ter brincado com as estrelas da internet. Erykah Badu tem chances por ter feito um clipe cool, mas devido ao extenso e primoroso trabalho o prêmio deve ficar com o Death Cab For Cutie.
Apesar da obviedade da narração, as imagens do vÃdeo são bem cuidadas: cores fortes, saturadas, exploração de angulações, enquadramentos e movimentação da câmera. Apesar dos constantes cortes das imagens, as cenas passam um tom solene e sombrio referente ao turbilhão de emoções daquele momento.