Crédito: Lipcia Pereira/Divulgação
Quarteto paulista vai de Beatles a folk estranho dos Mutantes
Por Gabriel Gurman
BAZAR PAMPLONA
À Espera das Nuvens Carregadas
[Monga, 2008]
Difícil confiar em uma banda como o Bazar Pamplona. Afinal de contas, você levaria a sério qualquer grupo que tenha músicas como “Eu tomo uma Pepsi e ela pensa em divórcio” ou “Piscadelas e beliscões”? Compraria um CD cuja contra-capa informa que este é composto por “três quase-canções e quinze bônus deselegantes”? Se tornaria fã de quatro garotos que ameaçam se vestir de Power Rangers durante as apresentações? Se você é corajoso o suficiente para isso, parabéns! Você acaba de encontrar uma banda fantástica!
Este quarteto formado em São Paulo pelos não-paulistanos Estêvão Bertoni (voz guitarra e violão), João Victor (guitarra, gaita e vocais), Rafael Gaino (baixo, escaleta e vocais) e Caldas (bateria, percussão e vocais) acaba de lançar À Espera das Nuvens Carregadas, seu primeiro álbum. Produzido por João Erbetta (Los Pirata) e composto por um punhado de músicas que a banda já tocava em shows e disponibilizava em sites como o Trama Virtual (e que já estavam nas bocas dos fãs) além de algumas músicas inéditas, o disco já conquista nas tais três primeiras (quase) canções. “Nuvens Carregadas” dá o tom do que está por vir: músicas que buscam liberdade, tanto nas letras como na construção harmônica. E não é difícil imergir completamente no fantástico (e às vezes absurdo) mundo do Bazar Pamplona. Não são letras usuais mas passam a fazer completo sentido dentro do Universo proposto. Quando você menos percebe, está cantando de pulmão aberto “Eu fui apagar o sol / me disseram que no escuro é melhor viver / eu fui a copacabana de samba-canção / me disseram que era um traje social”, de “Afogou-se em Sugestões” ou “E se eu soluçar / então não tem solução / eu me consolo numa esquina da Consolação”, do hit “Agora Eu Sou Vilão”.
A primeira influência que se pode identificar claramente no som do grupo é dos Beatles, mas como isso não é exclusivo (longe disso), ao longo das músicas se pode observar outras que vão se misturando e cativando o ouvinte. Desde bandas inglesas como The Coral e Supergrass, passando por um folk estranho e o rock psicodélico de Mutantes. Do dream pop de “O idiota” até a melancólica “Era Dela”, que remete a Wilco, não seria nada mentiroso a contra capa nos informar que se trata de três hits certeiros e mais quinze bônus para você se esbaldar ao longo do dia!
NOTA: 8,5
















Para comprar o disco do Bazar Pamplona:
http://www.tratore.com.br/cd.asp?id=7898369066736
ou mande e-mail para contato@bazarpamplona.com.br
Para ouvir: http://www.myspace.com/bazarpamplona
Onde encontrar:
CE – Fortaleza
Desafinado – Tel: ( 85)3224-3853
DF – Brasília
Livr. Cultura – Brasilia – Tel: ( 61)3410-4033
PA – Belém
Ná Figueredo – Rod – Tel: ( 91)3224-8948
Ná Figueredo-Estação – Tel: ( 91)32123421
PE – Recife
Livraria Cultura-PE – Tel:
RJ – Rio de Janeiro
Espaço Carioca – Tel: ( 21)2225-7332
Livraria da Travessa – Leblon – Tel: ( 21)3138-9600
RS – Porto Alegre
Liv. Cultura RS(Ode) – Tel: ( 51)3028-4033
SP – Campinas
Livraria Cultura – Campinas – Tel:
SP – São Paulo
Banana Music – Tel: ( 11)3085-8877
Baratos Afins – Tel: ( 11)3223-3629
Discoteka – rod – Tel: ( 11)5906-0456
Livraria Cultura – Paulista – Tel: ( 11)3170-4033
Livraria Cultura-Vil – Tel: ( 11)3024-3599
Livraria da Vila-Rod – Tel: ( 11)3814-5811
Pacific Music – Analia Franco – Tel: ( 11)6643-4488
Pacific Music – Morumbi – Tel: ( 11)5189-6655
Pacific Music – novo – Tel: ( 11)5093-7220
Pop´s Discos – Tel: ( 11)3083-2564
Admito que fiqui muito curioso pra ouvir… sabe onde posso achar o disco?
linda essa foto, inclusive!
genial essa banda, naturalmente.
\o/
Oi Lipcia,
Acrescentamos o crédito. Agradecemos a atenção e pedimos desculpas pelo transtorno.
Abraço,
Rafael Dias
Editor
e o crédito da foto?
Lipcia Pereira
bazar (L)