15 ANOS DE BACKSTREETBOYS: SERÁ QUE ROLA MAIS 15?
Agora com buchinho de cerveja e bem menos malemolência, os meninos de Orlando revivem o passado voltando aos palcos e lançando mão de performances que os joelhos e quadris já não permitem mais
Por Lidianne de Andrade

2008 é um ano de muitas datas para os Backstreet Boys (BSB), a boyband que mais fez sucesso na década de 90. Nesse último mês de agosto foram 11 anos do lançamento de seu maior sucesso de vendas, o Backstreet´s Back, que chegou ao Brasil antes mesmo do primeiro CD de estúdio, Backstreet Boys (1996). Este ano também marca a volta dos trintões à ativa, tendo no dia 26 de junho o marco para os fãs brasileiros do, agora, quarteto. Os boatos que o grupo estaria em nova turnê foram concretizados quando o portal MSN disponibilizou em sua sessão MSN in Concert, show gravado em Londres da turnê Unbreakable, lançado no ano passado.

Esta não é a primeira vez que o grupo vai parar na rede, a primeira foi em 2001, durante a Black & Blue Tour, em Dallas, posteriormente lançada em DVD oficial pela Live Records. E agora todos estão alguns anos mais velhos, gorduchos, alguns casados e pais de família. “Nós só estamos juntos durante esses 15 anos por causa de vocês”, declara A.J. aos fãs na apresentação, seguido por palmas e gritos exaltados. Na verdade, são 16, já que os “garotos da rua de trás” permanecem unidos desde 1992. E nunca 15 anos foram tão sentidos pela platéia. Claro, no meio da multidão nada melhor que cantar “As Long As You Love Me” (agora não mais com performances com cadeirinhas como nas últimas três turnês) e “All I have to give” junto ao coro e fazendo os gatos darem um sorriso digno do Coringa do Batman.

Sentando em casa, depois de uma boa noite de sono, assistindo ao DVD com carinho, não dá pra esquecer os aninhos passados. Brian, agora com 33, já não é mais um garotinho. No vigor da turnê de Backstreet´s Back, dançava como um menino e se jogava nos solos, com contraltos e gritinhos ao final. Em MSN in Concert, está reprimido. Talvez seja o peso de ser pai de família, casado e ter sofrido duas cirurgias do coração, ou mesmo porque a idade de cristo já está pesando em suas pernas. O caçula Nick era energético, 28, cheio de vigor, mas ficou calminho no palco. Nada de rebolados sexy. Cantar a empolgante frase “Am I sexual?” de “Everybody” não o fez cara pra rebolar como antigamente.

As roupas são mais discretas, sem tantas fantasias, algumas tentativas tímidas de animar o ambiente com um ringue no palco para simulação de luta de boxe na abertura e mesa de bar para o sucesso “Show Me The Meaning of Being Lonely”. Difícil de imaginar, mas a banda que desbancou das paradas, por muitas vezes, os concorrentes N´Sync e Five (este nem agüentou o barco e pulou fora no auge, antes que ficasse pior) voltou muito, mas muito tosca.

Depois de um hiato de cinco anos sem noticias, apenas especulações, o retorno dos cantores traz saudades, e os ídolos reconhecem. Se não sabiam, o show disponível até agora na internet e em milhões de blogs de fãs demonstra. Durante as músicas do CD novo, silêncio, como em todo lançamento, quando a galera ainda não decorou a letra. Ao som de “More Than That”, corinho com direito a ausência do quarteto para escutar a platéia acompanhando a banda.

Os fãs querem sim os Backstreet Boys de volta, mas será que estes em turnê são os garotos de 10 anos atrás? A dúvida confirma-se com o repertório de mais de uma hora de show, com 80% de grandes sucessos, que já rendeu até coletânea: The Hits: Chapter One, de 2001.
Difícil ser uma boyband no século XXI. Os tempos mudaram, o publico é mais exigente. Não é qualquer coreografia que vai fazer as meninas gritarem. As fãs já viram Nick de Múmia e Howie suado, sem camisa e mordendo uma rosa. Agora é a vez de vê-los de guarda-roupa novo e recatado. Nada de camisas abertas com insinuações sensuais. É sapato fechado, camisa, colete e terno ainda! Até camisa pólo branca valeu para Howie. A coreográfica está condizente com a idade dos caras, com passos curtos e sem estripulias corporais. Os acessórios toscos continuaram de herança: o chapeuzinho da dança de “All I Have To Give”. Se brincar ainda pode ser o mesmo! Suou o bichinho, viu? Alguns momentos constrangedores ficaram para trás, como os vôos de “Larger Than Life”, com coletes remetendo a era Star Wars (ou era Matrix?), como prova do aprendizado.

Felizmente, em 15 anos, os garotos de Orlando ainda possuem uma bela voz. Sempre se discutiu sobre a sobrevivência do gênero pop dos anos 90 no meio musical, mas nunca sobre o talento dos meninos. Nick vendeu pouco em carreira solo, mas provou que consegue tocar e cantar, não era apenas um rostinho bonito. Na nova turnê, os gatos provam que ainda sabem cantar, dispensam o playback e ralam o gogó em mais de uma hora de canto e dança. Para a moçada envelhecida que acompanhou Nick crescer e Kevin aposentar-se dos palcos (ele já tinha 28 quando a banca começou, agora talvez não agüentasse o tranco), esperava-se um período de calmaria. Um acústico, talvez. A vinda de mais um álbum pop assustou alguns. A fã de começo de carreira Felícia Áurea confessa: “Realmente esperei uma coisa mais calma e ver eles dançando no MSN in Concert assustou, parece que não é mais da época deles, estranho, mas nada que me afaste.”

[+] UMA ANÁLISE: O FIM DAS BOYBANDS?
[+] CONFIRA ALGUNS VÍDEOS DOS GAROTOS DA RUA DE TRÁS

  1. eles são lindos e terão varios anos de suseso
    e pra eles não se preucupa proque eles sempre vão ter uma fã pra dar forsa *-* eu*-* amo eles bjss

  2. Olá Dani,

    Todos os jornalistas da revista estão capacitados para escrever aqui neste veículo.

    Ninguém aqui está desmerecendo o valor que os Backstreet Boys alcançou. Favor reler o texto. E boas músicas!!!

    Lidanne Andrade

  3. Total ignorância. Mas o que poderíamos esperar de uma matéria escrita por alguém que escreve de jeito tão pobre.
    Vai estudar primeiro antes de escrever tão mal! E antes de falar de qualquer outro artista vê se estuda mais sobre ele e sobre música.

    Como você disse: “O Backstreet Boys é a melhor boy band do mundo para os seus fãs. O N´Sync é a melhor boy band do mundo para os seus fãs. Os garotos do Five são os melhores do mundo.”
    Sim, isso para pessoas sem informação como você, pois já foi comprovado que BSB foi um fenômeno mundial e desbancou todas as outras boy bands.

  4. Olá Clara,

    O Backstreet Boys é a melhor boy band do mundo para os seus fãs. O N´Sync é a melhor boy band do mundo para os seus fãs. Os garotos do Five são os melhores do mundo.

    Respeitar o gosto de cada um é muito importante.

    Abs,
    Lidianne Andrade

  5. Realmente.. você, criadora dessas baboseiras todas gastou seu tempo e poderia ter poupado os dedinhos pra digitar antes de falar besteira, você tem que se olhar no espelho antes pra falar de uma das melhores boy band do MUNDO. e ver quanta garra eles tem de estar nos palcos por 15 anos..pelos fãs, que dançam e cantam pra valer, que sempre brilhavam, brilham e brilharão em qualquer palco, que fazem qualquer menina delirar, que expõe verdade e perfeição em casa música. SE TOCA, ELE SEMPRE SERÃO OS MELHORES, NÃO IMPORTA OQUE ACONTEÇA, SE ELES ENVELHECEREM OU FIZEREM CIRURGIAS, SE ELES ENTRAREM EM DEPRESSÃO OU TiVEREM FILHOS, PORQUE AFINAL ELES SÃO SERES HUMANOS E MESMO ASSIM? CONTINUAM ARRAZANDO COMO SEMPRE. EU, ESPERO QUE ELES CONTINUEM NO PALCO POR MAIS TEMPO, CLARO. MAS SEI, QUE SE UM DIA A BANDAR ACABAR NINGUÉM NUNCA OS ESQUECERAM, FÃ DE VERDADE? OS LEVARÃO PRA SEMPRE NA MEMÓRIA, LEVARAM TODAS AS HISTÓRIAS NA MEMÓRIA E LEMBRARÃO COM MUITO ORGULHO, SEJA HISTÓRIAS DE SACRIFÍCIO PRA TENTAR SE APROXIMAR OU TIRAR FOTO COM ELES, SEJA HISTÓRIAS NA FILA ANTES DO SHOW, ENFIM, FÃ QUE É FÃ, E DE VERDADE NÃO VAI ESQUECER NADA QUE OS ENVOLVAM. BACKSTREET BOYS É ETERNO E NINGUÉM MUDA ISSO, PRA SEMPRE PORRA!

  6. Realmente.. você, criadora dessas baboseiras todas gastou seu tempo e poderia ter poupado os dedinhos pra digitar antes de falar besteira, você tem que se olhar no espelho antes pra falar de uma das melhores boy band do MUNDO. e ver quanta garra eles tem de estar nos palcos por 15 anos pelos fã, que dançam e cantam pra valer, que sempre brilhavam, brilham e brilharam em qualquer palco, que fazem qualquer menina delirar, que expõe verdade e perfeição em casa música. SE TOCA, ELE SEMPRE SERÃO OS MELHORES, NÃO IMPORTA OQUE ACONTEÇA, SE ELES ENVELHECEREM OU FIZEREM CIRURGIAS, SE ELES ENTRAREM EM DEPRESSÃO OU TEREM FILHOS, PORQUE AFINAL ELES SÃO SERES HUMANOS E CONTINUAM ARRAZANDO COMO SEMPRE. BACKSTREET BOYS ATÉ O FIM (L)

  7. Olá pessoas!

    Agradeço os comentários da matéria, sejam positivos ou negativos.

    Vale informar que matéria é matéria e, em opinião, cada um tem a sua. Os Backstreet Boys mudaram de fato, mas cada um julga se esta mudança foi boa ou má.

    Agradeço os comentários e sempre expressem suas opiniões, é sempre bom ouvir os fãs.

    Lidianne Andrade

  8. Só não xingo porque é um site público, falomermo. Cara, que ódio mano. Af, mas nem me extresso sacomé? Esse povim sem cultura que não tem nada pra fazer e fica criando essas reportagens ignorantes e sem pesquisa, oi. Que ridiculo, man. Vai pesquisar as coisas e aprender como falar antes de falar “Buchinhos de Cerveja”. Não fica ae falando do NOSSO ETERNO BACKSTREET BOYS, só para dar destaque a sua reportagemzinha besta. _|_

  9. Parabéns pela sua ignorância.Realmente.

    Sua matéria realmente se destacou pela falta de uma pesquisa que superasse os preconceitos que surgem na mente estreita de algumas pessoas quando se fala em Backstreet Boys.

    Só porque eles não cometeram o erro e a covardia( seria bem mais fácil) de terminar com o grupo no primeiro momento em que o público sem personalidade começava a olhar para outra modinha do momento (como acontece em diversas outras bandas, não só boybands), certas pessoas resolvem tê-los como uma peça de roupa de uma moda muito antiga, ultrapassada, daquelas que você ri de ter usado anos depois…

    Chega de nostalgia! Os Backstreet Boys de hoje são infinitamente melhores, com certeza. Basta ter o olhar de alguém que não necessita da aprovação alheia para formar opinião própria.

    O talento real deve ser reconhecido. E ponto. Não que eles – que alguém precise – precisem do seu reconhecimento, não mesmo.

  10. “DÁ LICENÇA”Primeiramente eles não estão gorduxos,nem estão velhos…que os joelhos e quadris não aguentam mais…O kevin só saiu pra cuidar da família dele e não pq ele não aguentou o tranco,são palavras muito grosseiras…O Brian está casado,e é pai de família num quer dizer q ele tá velho e acabado,e não é fácil passar por duas cirurgias e ainda continuar o mesmo de sempre,talvez ele não dança mais como antes porque seu coração pode estar fraco,o médico até afirmou com todas as letras que ele ia morrer,e também não é o peso da idade de cristo que está pesado nas pernas…
    O NICK já estava “gordinho”pq ele tinha entrado em depressão,e ele também não é obrigado a ficar rebolando…Ele também foi internado com fortes dores no coração e com uma doença que em pouco tempo podia matá-lo,talvez ele não dance mais como antes por causa de seu coração,seu coração pode estar fraco…Ele até teria que fazer transplante…não é fácil né,intaum quer dizer que se a pessoa tiver com 33 anos,já tá caducando,num pode nem mover um fio de cabelo que os joelhos e os quadris não aguentam mais..
    Com todo respeito A vida é deles…

    Eu AMO Backstreet Boys e vou AMAR pra sempre independente do que aconteça,e vou AMÁ-LOS cada vez mais…só tenho medo que Backstreet Boys desapareçam e eu nunca mais tenha paz…meu coração é sincero eu os AMO e os quero(cantando)jamais se esqueça…Não fale mal deles por favor tire isso da sua cabeça…Por que você ta fazendo isso comigo?estou a ponto de enlouquecer nada que eu faço da certo comigo,sofro demais acho que vou morrer.Eu só queria pelo menos uma chance uma maneira de poder vê-los,só um pouquinho já era o bastante sempre que desse só pra falar com eles de “AMOR”(*amor de fã)…
    Backstreet Boys são os meus TALISMÃS sagrados,minhas ESTRELAS guia lá do céu,minha vida, meus AMORES,meus ANJOS protetores…Backstreet Boys são as minhas JÓIAS RARAS,são os melhores PRESENTES que eu ganhei,minha vida,meu LUAR,pra sempre vou AMAR…
    Sem Backstreet Boys eu não consigo respirar,sem Backstreet Boys não há motivos pra sonhar…Sem Backstreet Boys é tempestade é solidão,sem Backstreet Boys coitado do meu coração…Não quero nem imaginar os seus olhares sem meu olhar.Eles sem mim e eu sem eles…Eu só quero dizer…
    Que eu os AMO,os ADORO,meus grandes AMORES…

    A vontade que eu tenho é cruzar os 7 mares á procura de um lugar,uma ilha que desse pra nos encontrar,viver pra os amar sem pressa de chegar…
    A vontade que eu tenho,é pegar carona no 1° disco voador,mostrar pra Backstreet Boys o tamanho do meu AMOR…Se eu os AMEI,não foi mentira…Se eu chorei foi por AMOR…Tanta solidão em minha vida…Só Backstreet Boys pode salvar meu coração…
    Me diz o que é que eu faço pra você acreditar,que no meu coração guarda um lugar que não vai conseguir se acostumar,porque a falta deles chega a incomodar,congela tudo sem os meus AMORES…

    “Espaços vazios,me enchem de buracos
    Rostos distantes sem nenhum destino
    sem Backstreet Boys dentro de mim não posso encontrar descanso
    Aonde eu vou ninguém pode adivinhar…
    Eu tentei continuar como se nunca tivesse os conhecido
    Estou acordada mas meu mundo está meio adormecido
    Eu rezo para que meu coração pare de doer
    Mas sem Backstreet Boys eu vou ficar INCOMPLETA
    Vozes distantes
    Me dizem que eu devo seguir em frente
    Mas eu estou nadando em um oceano completamente sozinha
    AMORES,meus AMORES
    Está escrito em meu rosto
    E eu ainda me pergunto se cometí um grande erro
    Eu tentei continuar como se nunca tivesse os conhecido
    Estou acordada mas meu mundo está meio adormecido
    Eu rezo para que meu coração pare de doer
    Mas sem Backstreet Boys eu vou ficar IMCOMPLETA
    Eu não quero prolongar isso
    Mas eu não consigo deixá-los
    Eu não quero encarar esse mundo sózinha
    Eu não quero deixá-los ir
    Eu tentei continuar como se nunca tivesse os conhecido
    Estou acordada mas meu mundo está meio adormecido
    Eu rezo para que meu coração pare de doer
    Mas sem Backstreet Boys eu vou ficar IMCOMPLETA…”

  11. texto bom e tema interessante. mas só para dizer (se quiser apagar este coment depois, pode)… por favor, corrige apalavra trás… tu escrevesse com Z todas as vezes… mas a palavra está dando o tom de parte de trás…e não de trazer. beijos

  12. Tudo bem Lidianne, relaxe. Se peguei um pouco pesado no comentário, me desculpe juro que não era minha intenção. Só gritei um pouquinho, porque quando lemos o resuminho dá a impressão que eu estava falando mal dos caras. Mas não fiquei chateada não, a amizade continua a mesma boba hehehehehehehe! Para me redimir, deixa eu parabenizar pelas fotos, são show de bolas viu!

    Beijo grande menina!

  13. Tenho que agradecer à diagramação e edição, está tudo! A galeria de fotos arrasou,Wagner!
    E valew pelos elogios, Eloísa!
    Felícia, apenas resumi tua declaração, mas não fique chateada, viu? Te adoro!

    Abs,
    Lidianne Andrade

  14. Ousadia do site colocar o Backstreet Boys na capa. sempre tive ojeriza desses caras, mas confesso que aqui li uma visao até interessante da banda. vou rezar para nao vivermos outra febre.

  15. Em quinze anos de carreira eles não são mais os garotos de antes, claro. O tempo passou, muita coisa aconteceu nesse meio em tempo, provaram do doce e amargo da carreira, ficaram mais velhos, e junto com eles aquelas pequenas imperfeições típicas da idade. Mas ora, assim como os caras cresceram, os fãs também não ficaram atrás. Seria impossível que nada mudasse, que as coreografias de antes fossem desempenhadas com a mesma exatidão,que a quantidade de cds vendidos continuassem a vender horrores, quando sabemos que o mercado da música pop surge com novos rostinhos à toda hora. É difícil pra qualquer um se manter no topo com estas circunstâncias, principalmente se tratando de uma boy band com todos os preconceitos existentes.

    Fui uma fã, melhor dizendo, continuo a ser, não com todos os excessos de antes, talvez um pouco mais recatada, contida. Passei a escutar novas coisas, aprendi a curtir outros artistas, mas não posso negar que ainda acompanho o trabalho dos caras. Acho que eles continuam lindos e acho que mesmo o sucesso não sendo o mesmo, eles tendo passado por tanta coisa já, eles ainda fazem a diferença. Ganharam maturidade, e têm mais controle sobre a carreira deles, diferentemente de antes. Se manter na ativa por quinze anos, ter deixado pra trás tantos grupos do mesmo estilo, e continuarem fiéis ao estilo de música que fazem, é difícil, mas os caras vem provando que são capazes.

    Para mim, e para muitos fãs tenho certeza, os backstreet boys independente de qualquer coisa, já mostraram que têm talento.Mesmo tendo destorcido aqui na matéria algumas coisitas que eu declarei sobre o msn in concert não é galera? estou eu cá, deixando claro que gostei bastante da apresentação, e adorei matar a saudade de ver eles dançando, mesmo eles estando mais velhos.

    Eles influenciaram toda uma geração com suas músicas, foram, e vão continuar a ser sempre aquele grupo da rua de trás que conquistou nossos corações.

    Bjs!

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Mais
Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore torna franquia Harry Potter mais opaca