O livro apresenta um vasto registro dos gradis, cobogós, azulejos e ladrilhos em casas do Sítio Histórico de Olinda. (Foto: Divulgação).

Escrito pela designer Renata Paes, Memória Gráfica da Arquitetura de Olinda é o novo lançamento da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe). A obra convida o leitor a um passeio pelas ruas antigas de Olinda, a apreciar os azulejos, gradis, cobogós e ladrilhos do seu casario e a defender o legado arquitetônico da cidade. O evento de lançamento é aberto ao público e acontece nesta quinta-feira (27), às 19h, no Casbah, localizado no Sítio Histórico de Olinda

“Conhecer a memória gráfica da arquitetura de Olinda é um modo de salvaguardar o patrimônio, uma vez que o casario e seus artefatos decorativos representam uma parte relevante da sua memória visual”, escreve a autora em trecho do livro. O título é um desdobramento do trabalho de conclusão de curso de design que ela apresentou em 2017, no Câmpus Agreste da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

A publicação traz também textos dos arquitetos Antenor Vieira de Melo Filho e Nazaré Reis (os pais de Renata Paes), da designer e pesquisadora Fátima Finizola, do historiador e arqueólogo Plínio Victor e do pesquisador Rodrigo Édipo.

SERVIÇO
Lançamento do livro Memória Gráfica da Arquitetura de Olinda, em evento aberto ao público
Data: 27 de outubro
Local: Casbah – Rua 27 de Janeiro, 7, Carmo, Olinda
Horário: 19h
Preço: R$ 105 (impresso) e R$ 42 (e-book)

Leia Mais
Dupla Irmãs de Pau levam as travestis à liderança do universo automotivo no clipe de “Shambaralai”