O festival abriu inscrições para as oficinas de animação gratuitas da edição deste ano. São cinco oficinas que atendem diferentes perfis de público, entre crianças, iniciantes e profissionais e que oferecem a oportunidade de disseminação do conhecimento, formação de novos profissionais, e incremento da produção local de animação.

O acontecerá entre os dias 8 e 17 de outubro com um formato híbrido com exibições online através do site do evento e sessões presenciais no histórico Teatro do Parque, tradicional reduto da cinefilia em Pernambuco.

As oficinas são gratuitas e acontecerão entre 9 e 15 de outubro em encontros online ao vivo pelo Zoom. As inscrições são recebidas exclusivamente pelo link https://linktr.ee/animagefestival entre os dias 22 e 29 de setembro. Os selecionados serão divulgados no dia 4 de outubro, com prioridade, mas não exclusivamente, aos residentes no estado de Pernambuco. E como forma de ampliar a representatividade no cenário da animação, 50% das vagas serão destinadas para as populações LGBTQIA+, negra e periférica.

Nos dias 9 e 10 de outubro será ministrada a oficina Cinematografia – A Construção da Imagem do Filme, sob a orientação de Alziro Barbosa, direcionada a iniciados e profissionais, onde serão exploradas as interações entre a fotografia e a narrativa na experiência cinematográfica da animação. O objetivo é ampliar o entendimento das diferentes ferramentas utilizadas na narrativa do filme.

Animage realiza edição com sessões virtuais e exibições presenciais no Teatro do Parque

O festival Animage (Festival Internacional de Animação de Pernambuco) irá realizar uma nova edição entre os dias 08 e 17 de outubro com exibição online e sessões presenciais no Teatro do Parque, histórico cineteatro localizado no Centro do Recife, recém-reinaugurado após anos em reformas. O evento conta com mostra competitiva de curtas, longas, oficinas, entrevistas e masterclasses – tudo com acesso gratuito. Em sua Mostra Competitiva, o festival premia os melhores filmes selecionados nas categorias Melhor Curta-Metragem (este com prêmio […]

Read more

Direcionada para crianças: Animação em Stop Motion, ministrada por Marta Russo, que acontece em duas turmas: uma nos dias 11 e 13 de outubro e outra nos dias 14 e 16 de outubro. O stop motion é uma das técnicas mais populares do universo animado, que permite animar objetos a partir de uma sequência de fotos, onde o objeto é movido em diferentes posições criando a ideia de movimento. Esta oficina irá introduzir o participante nesta arte a partir dos conhecimentos básicos da técnica.

O festival também abre espaço para a elaboração de roteiros, que pode ser considerada a etapa crucial em uma produção cinematográfica, na oficina de Roteiro Para Animação, pilotada por Leandro Maciel, entre os dias 11 e 15 de outubro. Uma oportunidade incrível para conhecer e aprimorar técnicas de escrita, argumentação, dramaticidade e ambientação voltados para o gênero.

Nos dias 13, 14 e 15 de outubro, acontece a oficina Técnica Mista e Chroma Key Experimental em Composição, ministrada por Gabriel Bitar, que vai apresentar novas tendências do cinema da animação, como o uso de diferentes objetos, formas e materiais para contar histórias. A ideia do encontro é demonstrar aos participantes a riqueza da mistura desses materiais dentro do universo da composição digital.

Já a oficina Memórias Viajantes – Recriando o Tempo em Animação, nos dias 11, 13, 14 e 15 de outubro, aborda o uso subjetivo das lembranças na criação fílmica. A oficina, comandada por Diego Akel, convida o participante para um retorno às memórias de infância, uma reflexão sobre o tempo através da animação com retratos, fotos de família e outras imagens impressas da história de cada um.

Leia Mais
Jader aposta no forró pop e queer no clipe de “Eu Gosto”