O Animage – Festival Internacional de Animação de Pernambuco divulgou a programação completa de sua 11ª edição, que acontece entre os dias 8 e 17 de outubro, com formato híbrido, com sessões online e exibições presenciais no Teatro do Parque.

O festival traz mostra competitiva de curtas, longas inéditos, mostras especiais, masterclasses e oficinas, tudo com acesso gratuito. Entre os destaques da programação deste ano estão os longas Cryptozoo, do quadrinista e animador Dash Shaw (EUA), exibido em Sundance e ON-GAKU: Our Sound, elogiada produção de Kenji Iwaisawa sobre uma banda de rock que não sabe tocar nenhum instrumento.

Completam os longas deste ano Emidoinã, narrativa audiovisual criada por André Abujamra, Absolut Denial, uma sombria trama cyberpunk de Ryan Braund e Wolfwakers, indicado ao Oscar de melhor animação deste ano.

Além da mostra competitiva, o Animage apresenta diferentes mostras de curtas que fazem um panorama da diversidade da animação no Brasil e no mundo. Entre os programas previstos estão a Mostra Africana, Mostra Além do Eixo, Mostra Brasil, Mostra Hors Concours, Mostra Florence Miailhe e a Mostra Erótica.

Cena do anime ON-GAKU, feita toda em 2D. (Divulgação).

De volta ao presencial

O ANIMAGE será o primeiro festival de cinema a ocupar com sessões presenciais o tradicional Teatro do Parque, espaço cultural centenário do centro do Recife, após a restauração que durou mais de dez anos. Um dos únicos teatros-jardim do Brasil, o Teatro do Parque foi fundado em 1915 e reinaugurado em 11 de dezembro de 2020.

A ocupação do Teatro do Parque será limitada a 300 lugares, atendendo aos protocolos de prevenção a Covid-19. O público será orientado sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras, será assegurado o distanciamento social entre as poltronas e o uso de álcool em gel. Os ingressos são gratuitos e a retirada será feita na bilheteria do teatro uma hora antes do início das sessões de cada dia.

Toda programação online do ANIMAGE, como Mostras Especiais de curtas e longas, Mostra Competitiva, além das atividades masterclass, entrevista e painel, poderá ser acessada gratuitamente pelo site do evento através da plataforma Shift72, disponível para todo o Brasil. As oficinas acontecerão ao vivo pela plataforma Zoom (porém as inscrições estão encerradas).

Programação completa no site.

Leia Mais
Para celebrar Aldir Blanc: Chico Buarque, Maria Bethânia e João Bosco interpretam faixas inéditas do mestre