A cineasta portuguesa Regina Pessoa. (Divulgação).
A cineasta portuguesa Regina Pessoa. (Divulgação).

O Animage realiza a partir desta terça (23) masterclasses com nomes da animação. Emma de Swaef e Marc James Roels (Bélgica), Theodore Ushev (Canadá) e Regina Pessoa (Portugal) vão falar sobre suas experiências com criação e desenvolvimento de seus métodos e técnicas.

Leia Mais
A programação completa do Animage deste ano

A dupla de diretores belgas Emma de Swaef e Marc James Roels inicia a programação no dia 23, falando sobre o processo de criação do curta Oh Willy…. O filme, produzido em stop motion, foi lançado em 2012, conquistando mais de 80 prêmios em festivais e eventos pelo mundo, inclusive no Animage 2012, com Melhor Direção e Melhor Fotografia. Swaef e Roels irão detalhar o processo criativo do curta dando dicas aos participantes de como aprimorar produções neste gênero.

No dia 24, o búlgaro Theodore Ushev vai falar sobre os métodos experimentais que tem usado em alguns de seus trabalhos. Detentor de diversos prêmios por seus filmes, Ushev já teve uma exposição com seus desenhos e pinturas no Barbican Centre, em Londres.

O último encontro, agendado para o dia 25/09, conta com a portuguesa Regina Pessoa.

Falando cronologicamente de suas animações, Regina vai analisar seus trabalhos no cinema para falar sobre “A Poética Sombria da Infância”. A Noite, seu primeiro filme, construído com gravuras sobre placas de gesso, dará o tom da primeira parte da Masterclass. O último trabalho de Regina, Kali, O Pequeno Vampiro, também será objeto de análise durante o encontro. O curta foi premiado em mais de vinte festivais e foi considerado “patrimônio cultural internacional” pela UNESCO.

As Masterclasses, que serão oferecidas na Caixa Cultural Recife e no Centro Cultural Correios, ocorrem entre os dias 23 e 25 de setembro, no horário das 17h às 18h30. A entrada é gratuita e está sujeita à capacidade de ocupação de cada espaço. Para garantir o acesso, os interessados devem enviar e-mail, com nome e RG, para contato@animagefestival.com.

Veja a programação:

23/09 – 17h – O Processo de Criação de “Oh Willy…”
Com Emma de Swaef e Marc Roels (Bélgica)
Local: Caixa Cultural Recife, Sala Multimídia (76 lugares)

24/09 – 17h – Os Métodos Experimentais de Theodore Ushev
Com Theodore Ushev (Bulgária)
Local: Centro Cultural Correios, Auditório (70 lugares)

25/09 – 17h – A Poética Sombria da Infância
Com Regina Pessoa (Portugal)
Local: Caixa Cultural Recife, Sala Multimídia (76 lugares)

Leia Mais
Filme foi inteiramente realizado durante este isolamento social (Foto: Divulgação)
“Ar”: Curta pernambucano de terror LGBTI+ tem estreia no YouTube