russian_kiss

A cantora norueguesa Annie vai lançar uma nova música em protesto contra o presidente da Rússia Vladimir Putin e as leis homofóbicas desse país. Ela fará parceria com a artista visual Bjarne Melgaard (mais conhecida pela polêmica imagem da mulher negra usada como cadeira). A faixa “Russian Kiss” será lançada no dia da abertura das Olimpíadas de Inverno, que acontecem na cidade russa de Sochi.

Leia Mais
Pussy Riot são libertadas da prisão antes do tempo previsto
Um calendário gay contra a homofobia na Rússia

A ONG All Out, que luta pelos direitos gays no mundo, faz parte da campanha para promover a música. A música ainda vai contar com um vídeo feito por Annie e Melgaard, que será dirigido pelo norte-americano Richard Kern. A ideia será mostrar que você pode beijar quem quiser, independentemente da orientação sexual.

A Noruega é uma das potências dos esportes de inverno. O país decidiu não boicotar as olimpíadas na Rússia, como estão fazendo algumas delegações. Em vez disso, autoridades e artistas nórdicos estão empenhados em usar o evento como forma de dar visibilidade ao protesto contra as leis anti-gays.

“Como uma potência nos esportes de inverno, a Noruega tem como objetivo único mostrar força em uma situação como essa. A liderança política de nosso país rejeitou pedidos para ficar em casa”, disse Annie em seu site. O ministro da Saúde da Noruega vai defender os direitos homossexuais ao comparecer aos Jogos Paralímpicos de Sochi com seu marido.

Bent Hoeie disse que será o representante oficial dos atletas noruegueses. Em entrevista ao jornal Aftenblad Stavanger, o ministro disse que é normal autoridades levarem seus cônjuges para visitas oficiais. Ouça abaixo um preview de “Russian Kiss”:

Leia Mais
Videodança ‘Redoma’ reflete sobre o isolamento