Antologia em quadrinhos Ragu chega ao número nove e lança olhares sobre o futuro

O evento de lançamento acontece nesta sexta-feira (28), em Olinda e em novembro, em São Paulo

(Foto: Divulgação/Cepe Editora)

Em sua nona edição, a antologia em quadrinhos Ragu, publicada pelo selo Cepe HQ, reúne 35 quadrinistas e ilustradores que, provocados a refletir sobre o futuro, exibem narrativas escritas e gráficas sobre o que nos espera adiante. O título, que será lançado nesta sexta-feira (28), às 20h, na Casa Balea, em Olinda, tem edição de Christiano Mascaro, João Lin, João Pinheiro, Mitie Taketani, e do editor da Cepe, Diogo Guedes. A Ragu 9 contará ainda com evento de lançamento em São Paulo, no dia 12 de novembro, às 16h, na Ugra Press.

Chegando ao público às vésperas desta que pode ser a mais decisiva eleição da história do Brasil, a publicação lança olhares e abordagens bastante plurais sobre o futuro, com grande parte dos artistas mirando, inclusive, no espaço periférico e nas questões de gênero e de raça. “Nessa edição, a gente dá continuidade à reflexão sobre o que a gente vai precisar construir daqui pra frente. De certa forma, isso pode dialogar com o momento político atual, mas também podem ter trabalhos que dialoguem sob uma perspectiva mais subjetiva, não necessariamente olhando para esse momento eleitoral”, avalia João Lin, que, além de editor, é um dos idealizadores da Ragu.

Após nove anos fora do mercado editorial, o título reapareceu no ano passado ao ser publicado pela primeira vez pela Cepe Editora. Segundo Lin, desde a retomada, a proposta é de construção de uma revista coletiva, sempre trazendo novos editores e novos olhares a cada edição. “A ideia da gente é fazer esse rodízio para a gente dialogar com autores, editores, com pessoas que conheçam o quadrinho autoral, nessa perspectiva de ampliar o olhar coletivo”, explica.

Com 132 páginas ao todo, a Ragu 9 tem como editores convidados o artista visual e quadrinista João Pinheiro e a livreira Mitie Taketani. “O João é um cara que está muito inserido e é conhecedor profundo da produção de quadrinho periférica. E a Mitie tem um conhecimento muito amplo, inclusive por ser uma livreira, por conhecer muito essa circulação do livro de quadrinho e também por ser curadora da Bienal de Quadrinhos de Curitiba”.

SERVIÇO:

Lançamentos da HQ Ragu 9

Olinda
Quando: 28/10
Onde: Casa Balea (R. Treze de Maio, 99, Carmo)
Horário: 20h às 23h

São Paulo
Quando: 12/11
Onde: Ugra Press (R. Augusta, 1371, loja 116, Consolação)
Horário: 16h às 20h

Preço: R$ 80

Leia Mais
Série documental Funkbol explora as conexões entre o funk e o futebol