Apenas Uma Vez

3625 2008 03 31 14 48 25 2

Sensação indie e com um Oscar na bagagem, Apenas Uma Vez chega em DVD
Por André Azenha

APENAS UMA VEZ
John Carney
[Once, IRL, 2006]

A recente sensação do cinema internacional foi esse filme independente feito em apenas 17 dias por pessoas ligadas à banda irlandesa The Frames – o ex-baixista do grupo, John Carney, escreveu e dirigiu, e o líder e vocalista Glen Hansard protagoniza -, que foi ganhando fama em festivais pelo mundo e levou o Oscar de Canção Original (pela bela “Falling Slowly”), num dos agradecimentos mais bacanas da história da festa. O longa ainda levou prêmios do público em Sundance e em Dublin, da crítica em Chicago e o Independent Spirit Awards de Melhor Filme, entre outros.

Sensível, mostra um músico de rua e uma jovem pianista, sem dinheiro nem piano, que se encontram por acaso e decidem gravar juntos. Curiosamente, apesar da forma real como cada cena foi rodada, tanto Glen, quanto a tcheca Markéta Irglová (intérprete da “garota”) não são atores profissionais. Ambos são músicos e cantores, que, assim como diz o diretor Carney no making of da produção, também atuam. “Melhor do que se tivéssemos usados atores que soubessem cantar”, diz ele. Afinal, cada música (e são todas lindas, inspiradoras) é fundamental para o desenvolvimento da trama, se encaixando naturalmente no roteiro, fazendo de Once o musical do século XXI.

apenasumavezTrata-se de uma história de ajuda mútua, sobre duas pessoas de personalidades opostas que se completam e transformam a vida um do outro, sem necessariamente se envolverem sexualmente.

Em sua simplicidade, Apenas Uma Vez faz com que o público se identifique com fatos que poderiam acontecer com qualquer um de nós. Com certeza é uma das obras cinematográficas mais sensíveis e cativantes da década, ao lado de Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças e Antes do Pôr-do-Sol. O DVD para locação no Brasil tem extras bacanas: dois ótimos making offs, galeria de fotos e o trailer do filme. A imagem está no formato widescreem anamórfico e há áudio e legendas em inglês e português.

NOTA: 7,5

Trailer