Nina e Saldana: fãs chegaram a criar petição contra a escolha da atriz. (Reprodução/EW).
Nina e Saldana: fãs chegaram a criar petição contra a escolha da atriz. (Reprodução/EW).

Envolto em polêmica a cinebiografia de Nina Simone teve o primeiro trailer divulgado. Nina vai tratar da vida da famosa pianista e tem como protagonista a atriz Zoe Saldana (de Guardiões da Galáxia).

Pianista, cantora e nome importante do movimento negro no mundo, Nina Simone ganhou um documentário de bastante sucesso no ano passado, What Happened, Miss Simone, que chegou a ser indicado ao Oscar.

Para a sua cinebiografia foi escalada Zoe Saldana, o que sempre causou polêmica. Anunciada ainda em 2012, uma grande parcela do público pediu a substituição da atriz, sobretudo pela sua falta de semelhança com Nina Simone.

Uma petição chegou a ser criada para pedir à Cynthia Mort, roteirista e diretora do filme, a mudança de protagonista. Para interpretar o papel, Saldana precisou usar um nariz falso para ficar parecida com Nina.

Outra crítica é que Mort teria cedido a pressões de Hollywood em escalar uma atriz com um tom de pele mais claro que Nina Simone, o que ajudaria a promoção do filme. O site Vulture, da revista New York, sugeriu outros nomes para interpretar a pianista, incluindo Uzo Aduba (de Orange Is The New Black) e Audra McDonald. A filha de Simone também chegou a reclamar da escolha.

Este ano a própria Saldana afirmou que sua escalação não foi “uma boa opção”, mas se defendeu dizendo que a história de Nina Simone merece ser contada. O filme estreia nos EUA dia 22 de abril (ainda não há previsão de chegada ao Brasil).

Veja o primeiro cartaz do filme com Saldana com um tom de pele mais escuro:

nina

Leia Mais
Exposição do mestre José Cláudio pode ser apreciada até este sábado