Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação.

O xilogravurista mineiro Rubem Grilo, ganha mostra no Recife no Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães – MAMAM. A entrada é aberta ao público. A mostra reúne os últimos 31 anos de atividades de Rubem Grilo, que cuidou pessoalmente da curadoria do material. A abertura é nesta quarta (18), às 19h.

Grilo é um dos mais importantes xilogravadores brasileiros vivos em atividade no país. Com foco na produção mais recente realizada desde 2005, a exposição apresenta 172 peças: 126 xilogravuras em diferentes formatos, seis matrizes e 39 colagens e desenhos e um friso xilográfico de 05 x 160 cm.

Trata-se de um relevante conjunto de seus 45 anos de atividade profissional, resumindo o estágio de amadurecimento alcançado por sua obra. Embora não seja uma retrospectiva, apesar de abranger um longo período presente, a exposição permite avaliar a singularidade de seu trabalho.

Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação.

Como explica o próprio Rubem Grilo: “O componente temporal da mostra reforça a ideia de um processo que inclui a afirmação de identidade e, ao mesmo tempo, transformações em aberto”, diz. “Escolhi a xilogravura pelo fato de ela ser simples, direta, quase rudimentar, e me permitir o envolvimento com duas experiências básicas e complementares, o desenho e a gravação. Não se trata de uma escolha nostálgica. Tem a ver com uma visão de mundo, a concentração em mim mesmo, propiciada pela intensidade da prática manual e do olhar, em busca do aprimoramento e autoconhecimento por meio da dilatação da experiência”.

Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação.

A exposição Rubem Grilo – Xilográfico: 1985-2015, Matrizes, Xilogravuras, Colagens e desenhos fica aberta ao público de 19 de março até 03 de maio, no Mamam, na Rua da Aurora, 265, no bairro da Boa Vista, no Recife. O horário da visitação é de terça a sexta-feira, de 12h às 18h, sábados e domingos, de 13h às 17h, com entrada franca.

1690544-8005-cp2

Leia Mais
Mostra retrospectiva celebra a diversidade da obra de Paulo Bruscky