A banda BaianaSystem lança a coletânea BatukeBox, que traz faixas já lançadas, mas nunca compiladas em um álbum oficial. A caixa sai pelo selo próprio do grupo, o Máquina de Louco, em parceria com a Polysom (aqui a lista de lojas onde é possível adquirir).

Esta coletânea também sai em formato cassete. No melhor estilo soundsystem, o BatukeBox reúne singles de sucesso, sendo alguns em versões remixadas e também adubadas – uma boa novidade para os DJs.

São dez faixas fundamentais na trajetória do grupo: os primeiros singles “Terapia” e “Amendoim Pão de Mel”, registradas no EP Pirata de 2013 e produzidas por Dudu Marote. Em versão adubada por Buguinha DUB, de 2014, temos “Pangeia”, faixa que conta com textos e locuções no estilo ”dub poetry” do mestre Mateus Aleluia.

Canções mais recentes que se tornaram videoclipes como “Capim Guiné”, faixa que liga a Bahia à Angola com participações da rainha do kuduro Titica (Angola) e Margareth Menezes, também produzida por Dudu Marote, seguida de uma versão dub. Tem ainda “Invisível”, um samba-reggae digital sobre o ver e o não ver e a instrumental “Forasteiro”, lançada em 2016 com exclusividade pela Red Bull internacional. O premiado disco Duas Cidades (2016) é representado por três faixas remixadas como “Cigano” (versão de Formiga Dub), “Playsom” (por Mahal Pita) e “Panela” (versão do DJ Tide).

O BaianaSystem possui uma relação fundamental com o vinil, que vem do interesse na cultura sound system, de reconhecer nossa construção dos clássicos da música popular brasileira, de entender a importância dos encartes e suas fichas técnicas, das relações que são geradas por essa forma de absorver música.

Junto ao BatukeBox, a Máquina de Louco relança em vinil o premiado álbum Duas Cidades, (agora também em cassete) e prepara nova edição do disco BaianaSystem (2010), lançado em junho deste ano somente para assinantes da revista Noize.

Tracklist BatukeBox

Lado A
1. Playsom (Remix Mahal Pitta)
2. Forasteiro
3. Capim Guiné
4. Capim Guiné Dub
5. Pangeia Dub
Lado B
1. Panela (Remix DJ Tide)
2. Cigano (Remix Furmiga Dub)
3. Invisível
4. Amendoim pão de mel
5. Terapia

Leia Mais
Terceiro volume de Hip Hop Genealogia conta histórias dos Beastie Boys e Run-DMC