Banda Caramelows critica a pós-verdade no novo clipe “Robotização”

Caramelows Divulgação 01 Leila Penteado
Foto: Leila Penteado.

A banda Caramelows, que acompanha a cantora Liniker e que agora segue em carreira solo, anuncia nova música calcada na black music, “Robotização”.

Formada por Eder Araujo (sax e flauta), Renata Éssis (vocais), Marja Lenski (percussão), Fernando “TRZ” Falcoski (teclas), Rafael Barone (baixo), Wiliam Zaharanszki (guitarra) e Péricles Zuanon (bateria), a banda tem em sua discografia o EP Cru (2015) e os discos Remonta (2016) e Goela Abaixo (2019) como Liniker e os Caramelows e um EP homônimo solo, explorando sons da música latina, nordestina e world music, onde está a faixa que acaba de ganhar um clipe.

“‘Robotização’ é a nossa interpretação de uma corrente musical que nos influenciou e influencia ainda hoje: a black music dos anos 60 e 70.  É uma das primeiras músicas que compusemos enquanto Caramelows e de certa forma reflete também os estudos de linguagens musicais que realizamos na busca de nossa identidade para o projeto Liniker e os Caramelows”, explica Péricles Zuanon.

Com nome inspirada na  faixa “The Robots” da banda Kraftwerk, “Robotização” faz uso de um pedal de efeitos nos vocais gravados por Renata Éssis, cuja textura evoca essa aura de futurismo vintage das bandas pioneiras da música eletrônica do século 20. Segundo a banda, a música é um recado de alerta para os perigos da pós-verdade e da lavagem cerebral ultra-direitista que dividiu a nação.

Ainda que contenha uma mensagem política forte, musicalmente ‘Robotização’ é despretensiosa e irreverente, características que prezamos muito ao compormos, arranjarmos e produzirmos. Queremos criar música boa, rica e até embasada etnomusicologicamente, mas sem perder o bom humor e jamais deixando de nos divertir e entreter o público”, completa o baterista.