lina

Bichos Vermelhos, da escritora Lina Rosa Vieira, traz um interessante trabalho de design 3D para falar de animais ameaçados de extinção. Lina é uma das novidades na literatura infantil, que como já dissemos, vive uma ótima e prolífica fase no Brasil. As fotos são de Helder Ferrer e as ilustrações de Erick Vasconcelos.

O projeto editorial aprofunda a experiência lúdica ao trazer “retratos” em engenharia de papel da lista vermelha, ranking de alerta da União Internacional para Conservação da Natureza de espécies ameaçadas de extinção. A obra faz uma brincadeira com a representação desses animais de carne e osso como esculturas 3D em papel.

“Queria falar de algo tão raro e transpor duplamente para uma experiência tátil. A intenção é unir a preocupação de ampliar a vivência cotidiana das crianças com o livro, em tempos cada vez mais digitais, mas também de que elas vivam como fato, de maneira real, o que está acontecendo na natura silvestre que ante nossa ambientação urbana nem paramos mais para refletir”, disse Lina Rosa, por e-mail.

lina2

A autora é uma das vozes mais atuantes do grupo nacional de trabalho Cultura Infância, criadora de projetos voltados a cultura e sustentabilidade como Bonecos do Mundo, Fito – Festival de Teatro de Objetos e Relix. Esta é sua estreia na literatura. O lançamento será nesta terça (15) na Praça de Casa Forte, em dois horários: 8h30 e 15h30. Além do lançamento, o livro será trabalhado em 2016 integrando outros momentos semelhantes em parques e praças do Recife. A primeira tiragem da publicação independente tem mil cópias, grande parte delas distribuídas gratuitamente em bibliotecas públicas e em projetos sociais que incentivam a leitura. O livro também estará disponível para venda em algumas livrarias.

Leia Mais
Mostra retrospectiva celebra a diversidade da obra de Paulo Bruscky