Aproveitando o lançamento de Além de Palomar (Veneta), terceiro volume com as histórias de publicadas na , trouxemos algumas informações sobre a icônica revista americana, marco das publicações underground.

A revista Love & Rockets foi criada em 1982 pelos irmãos Jaime, Mario e Gilbert Hernandez e publicada pela editora norte-americana Fantagraphics. A publicação fez parte da cena de quadrinhos alternativos dos anos 80.


A primeira edição, na verdade, foi publicada de forma independente pelos irmãos em 1981. A Fantagraphics republicou esse primeiro número com capa colorida no ano seguinte.


Gilbert e publicavam a maior parte do material da revista. Gilbert criou tramas e personagens que habitavam uma cidade fictícia na América Central conhecida como . Já criou a série “Lôcas”, que girava em torno de um grupo de amigos latinos em Los Angeles.


As histórias dos autores trazia humor e romance, mas chamava atenção mesmo por conta da sensibilidade com que tratavam de temas ligados à identidade latina e suas complexidades.


As histórias de Palomar, de Gilbert, ficaram conhecidas pela influência do realismo mágico, corrente literária que ganhou popularidade na América Latina, sobretudo por conta de nomes como Gabriel García Márquez. Os personagens mais conhecidos dessa HQ são Luba, Maricela, Ofélia, entre outros.


As histórias de Lôcas (no original, Hoppers 13) acompanha a história de amigas (e muitas vezes amantes) Maggie e Hopey desde a adolescência punk até os dias atuais.


A revista foi publicada de 1982 até 1996, com 50 edições (chamada de Vol. 1). O volume 2 foi de 2001 a 2007, com 20 edições e o volume 3 de 2008 a 2016, com oito edições. A Fantagraphics lançou o quarto volume em 2016.


As histórias de Love & Rockets já foram publicadas no Brasil em diversas ocasiões. A Record lançou títulos com histórias da revista, todas em 1991. Crônicas de Palomar (Gilbert), As Mulheres Perdidas (Jaime) e Love and Rockets, que teve quatro números. A Via Lettera publicou Sopa de Gran Peña, de Gilbert em 2004. Em 2012, a Gal Editora lançou duas edições de Lôcas, de Jaime Hernandez.


A Veneta começou em 2016 a publicar as histórias de Palomar, de Gilbert Hernandez, com Sopa de Lágrimas. Em seguida veio Diastrofismo Humano (2017) e (2020).

Leia Mais
Banca de Quadrinistas do Itaú Cultural realiza evento virtual estrelado por autoras