Carol Ito vence o Prêmio Vladmir Herzog com reportagem em quadrinhos sobre mulheres da Cracolândia

Quadrinista é um dos principais nomes do jornalismo em quadrinhos no Brasil

HQ foi publicada na revista piauí. (Reprodução/Mina de HQ).

A quadrinista e jornalista Carol Ito venceu o prêmio Vladmir Herzog, um dos mais importantes do jornalismo brasileiro, com foco em direitos humanos. Ela levou o troféu na categoria “Arte” com sua HQ Três Mulheres da Craco, publicada na revista piauí este ano.

A reportagem fala sobre o cotidiano de mulheres que vivem na Cracolândia, na região central de São Paulo.

Carol Ito é um dos principais nomes do jornalismo em quadrinhos no Brasil e já publicou em revistas como Trip, Piauí, além de fazer parte do coletivo Políticas.

Ela fez a estreia de nossa seção HQ de Fato, dedicada ao Jornalismo em Quadrinhos, com uma HQ sobre a relevância de Belchior cinco anos após sua morte. Leia aqui na íntegra.

Prêmio

Neste ano, as jornalistas Kátia Brasil e Elaíze Farias, criadoras do portal de notícias Amazônia Real, e o médico infectologista Drauzio Varella foram os homenageados.

O repórter Dom Phillips, morto durante o exercício do jornalismo, será homenageado in memoriam pela trajetória marcante no jornalismo em defesa do meio ambiente, na preservação da floresta amazônica e de seus povos. Já o Prêmio Especial de Contribuição ao Jornalismo será dedicado aos trabalhadores da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) pela resistência na defesa da comunicação pública.

O Prêmio Vladimir Herzog é promovido pela Associação Brasileira de Imprensa, pela Federação Nacional dos Jornalistas, pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, pela Sociedade Brasileira dos Estudos Interdisciplinares da Comunicação, pela ECA (Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo), pela Ouvidoria da Polícia do Estado de São Paulo, pela Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo, pela Conectas Direitos Humanos, pelo Conselho Federal da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil); pela OAB-SP, pela Periferia em Movimento e pelo Instituto Vladimir Herzog.

Leia Mais
Com mais de 20 espetáculos, 25º Festival de Dança do Recife ocupa as ruas e teatros da cidade