A banda Metá Metá. (Divulgação).
A banda Metá Metá. (Divulgação).

O festival Cena CumpliCidades chega à sua quinta edição (antes se chamava Cena Movimento) com uma ocupação de Olinda e Recife com vivências artísticas entre os dias 30 de outubro e 9 de novembro. Serão 38 apresentações de teatro, dança, música e perfomances, além de oficinas e exposições.

No total, serão 24 artistas/companhias convidados, sendo sete internacionais, nove pernambucanos e oito de outros estados.

Este ano, os shows são grandes destaques da programação do festival no palco do Alto da Sé. No dia 8 a banda paulista Metá Metá sobe ao palco. Tem ainda participações de Zé Brown, DJ Big e Mc Mago Mago convidados do especial Grupo Pé no Chão 20 anos. Para encerrar, no dia 9, show especial de Naná Vasconcelos e Lui Coimbra.

Metá Metá faz show do segundo disco da banda, MetaL MetaL, que faz alusão ao bater dos ferros do candomblé, à batucada digital do Kraftwerk de “Metal on Metal” e ao heavy metal. O trabalho foi um dos mais inventivos lançados na música pop brasileira em muito tempo.

Naná Vasconcelos se apresenta com Lui Coimbra. (Divulgação).
Naná Vasconcelos se apresenta com Lui Coimbra. (Divulgação).

Naná Vasconcelos encerra o festival trazendo seu conhecido repertório baseado na cultura popular, com composições próprias e algumas músicas de Elomar, Zeca Balero e Villa Lobos. Ele divide o palco com o conceituado multi-instrumentista Lui Coimbra.

Quadrinhos

O festival se associa este ano ao POPP- HQS/ Doze horas, evento de produção de arte visual onde um grupo de ilustradores, roteiristas, e demais profissionais da área são convidados para compor uma HQ com formato determinado, fomentando a produção local de Histórias em quadrinhos e unindo os artistas locais. No Cena, ele acontece de 5 a 7 de novembro, no Mercado da Ribeira.

Festival terá projeto de criação coletiva de HQ. (Divulgação).
Festival terá projeto de criação coletiva de HQ. (Divulgação).

Na área de artes visuais, ateliês de todo o Sítio Histórico de Olinda estarão com programação especial durante o Cena CumpliCidades em uma ação portas abertas. Oficinas, exposições, cineclube e palestras acontecem em uma intensa lista de atividades que ocupam a região. Também com apoio do festival acontece a Exposição Coletiva Olinda Cenário dos Artistas Plásticos, na Galeria do Mercado da Ribeira. Artista da cidade expõem obras de pequena dimensões.

“As residências artísticas e a construção coletiva do festival é o diferencial. Vive-se o Cena durante o ano inteiro, na experiência vívida do seu conceito, na garimpagem curatorial e acompanhamento do trabalho artístico local e de outros estados e países. Aos convidados é dado o sentido de parceria e colaboração, e aos parceiros, o verdadeiro sentido de cúmplices artísticos”, afirma Viviane Bezerra, produtora do festival. Mais informações no site do festival.

Serviço
Cena CumpliCidades
de 30 de outubro a 09 de novembro de 2014
Olinda – Alto da Sé | Mercado da Ribeira | Praça de São Pedro
Recife – Teatro de Santa Isabel | Teatro Hermilo Borba Filho | Teatro Marco Camarotti | Teatro Barreto Júnior | Praça do Diário
Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia entrada)

Leia Mais
Clarice Falcão segue explorando a eletrônica no EP EU_ME_LEMBRO, com participação de Letrux