Espetáculo Território de Passos e Sonhos é encenado pelo Balé Deveras. Foto: Ubira Machado. (Divulgação).

O Circuito Azougue Festival de Cultura Popular vai levar uma programação vasta contemplando a dança e a música de Pernambuco para o bairro da Várzea, no Recife, nesta sexta-feira (23), a partir das 19h.

No Pátio da Praça do Rosário vai acontecer a abertura do evento com uma mostra de dança, onde serão atrações: o espetáculo Pisadas, do Manifesto Cultura Popular, que é encenado por por Gel Lima, Alê Alves e Felipe Matarazzo; Território de Passos e Sonhos, espetáculo dirigido por Mika Silva e encenado pelo Balé Deveras; e Natal dos Brincantes: Jornadas do sentir pelo Grupo Matulão de Dança.

A música do festival terá espaço no palco montado na Rua Azeredo Coutinho, que a partir das 21h recebe os shows de Maciel Salú que apresenta o Baile de Rabeca com participações especiais de Gabi do Carmo, Larissa Lisboa e Mestre Abissal, do Maracatu Real da Várzea, além de apresentações do Grupo Bongar e do cantor e compositor Nailson Vieira.

O Circuito, que acontecia tradicionalmente em Tracunhaém, na região da Mata Norte do Estado, a partir desta edição passeia por outras sedes como Buenos Aires, Lagoa de Itaenga, Olinda e a própria Tracunhaém. Por causa da pandemia, o projeto precisou acontecer de forma virtual nestes últimos dois anos. Com a retomada, o Azougue se amplia para novas cidades levando uma programação desenvolvida especialmente para cada um dos destinos.

O projeto foi criado e é coordenado pelo artista, músico, compositor e produtor cultural Maciel Salú, e recebe apoio da Fundarpe, Secretaria Estadual de Cultura, Governo do Estado de Pernambuco, Fundação de Cultura Cidade do Recife (FCCR), Secretaria de Cultura do Recife e Prefeitura do Recife. Esta etapa de Recife conta com a parceria da União Cultural do Pátio da Várzea.

Espetáculo Pisadas pelo Manifesto Cultura Popular. Foto: Morgana Narjara. (Divulgação).

Serviço:

Circuito Azougue Festival de Cultura Popular – etapa Recife

Programação:

Data: 23 de dezembro (sexta)

Horário: a partir das 19h

Local: Pátio da Praça do Rosário, na Várzea, Recife.

Espetáculos de dança

Pisadas, do Manifesto Cultura Popular

– Território de Passos e Sonhos, do Balé Deveras

– Natal dos Brincantes: Jornadas do sentir, do Grupo Matulão

Data: 23 de dezembro (sexta)

Horário: a partir das 21h

Local: Rua Azeredo Coutinho (Rua da Feira), na Várzea, Recife

Shows

– Maciel Salú, com participações especiais de Gabi do Carmo, Larissa Lisboa e Mestre Abissal

– Grupo Bongar 

– Nailson Vieira 

Leia Mais
Os 80 anos de Gilberto Gil são celebrados com o relançamento de Expresso 2222 (1972)