Foto de Jonathas de Andrade. (Divulgação)
Foto de Jonathas de Andrade. (Divulgação)

Na próxima quarta (28) acontece a segunda edição do Clube de Fotografias do Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (Mamam).

O trabalho de cinco fotógrafos brasileiros serão apresentados: João Castilho (GO), Alberto Bitar (MG) Gordana Manic (SP), Jonathas de Andrade (de Alagoas, mas radicado em PE) e Priscila Buhr (PE). A proposta é fomentar o colecionismo, incentivando também a produção artística brasileira. Cinquenta “clubes”, compostos por cinco fotografias, uma de cada fotógrafo participante, poderão ser adquiridos ao preço de R$ 3.500,00 (três mil e quinhentos reais).

De acordo com Beth da Matta, Diretora do Mamam, a prática dos clubes já é comum em outras capitais do país. A proposta é dar ao colecionador a oportunidade de conhecer e possuir obras de autores conhecidos e talentos promissores. “São nomes consolidados da fotografia brasileira dialogando com fotógrafos mais jovens que vislumbram em seus trabalhos investigações contundentes, traçando desse modo linhas autorais distintas, porém de extrema relevância artística”, explica Beth.

As imagens cedidas pelos profissionais também passam a integrar o acervo do Museu. A primeira edição do Clube de Fotografias do Mamam foi entre 2010/2011 e contou com trabalhos de Alcir Lacerda, Cláudia Jaguaribe, Ricardo Labastier, Rodrigo Braga e Tiago Santana, sob a Curadoria de Geórgia Quintas e Alexandre Belém. A edição de 2016 vai trazer para o Recife obras de artistas que trabalhem em vários segmentos da fotografia, seja documentais ou experimentais. A curadoria deste ano é de Ricardo Resende.

O Mamam fica na Rua da União, 88 e o encontro do clube começa às 14h30.

Alberto Bitar.
Alberto Bitar.
João Castilho.
João Castilho.
Gordana Manic.
Gordana Manic.
Priscilla Buhr.
Priscilla Buhr.
Leia Mais
Adeus à Teresa Costa Rego, ícone da pintura pernambucana, aos 91 anos