anitta
Anitta durante show no Recife: artista vem embalada por uma série de marcos na carreira (Foto: Lara Valença / Divulgação)

Cobertura: ‘Ensaios da Anitta’ agita o Recife em clima de Carnaval e cantora rebate polêmica de vídeo de sexo oral

Estreia do projeto em solo pernambucano contou com participações especiais de Luísa Sonza, Juliette, Nattan e Priscilla Sena

Anitta é o momento! Um dos nomes mais potentes no cenário pop nacional na última década, a cantora carioca agitou o Recife com o Ensaios da Anitta, na Arena de Pernambuco, neste sábado (28), após passar por cidades como Rio de Janeiro, Florianópolis, São Paulo e Brasília. A artista entregou muitos hits na primeira apresentação do projeto de Carnaval na capital pernambucana. Foi uma verdadeira prévia do que será a folia de momo neste ano no estado, após dois anos sem a realização da festa, devido à pandemia de Covid-19.

Durante coletiva de imprensa realizada antes do show, Anitta foi indagada sobre o projeto gravado na capital carioca recentemente, um dos assuntos mais comentados da semana. Nas cenas vazadas, ela aparece simulando uma cena de sexo oral em um modelo durante a gravação de um suposto clipe. “Quem disse que é um clipe? As pessoas falam muita coisa sem saber”, respondeu a popstar. “Infelizmente, estou acostumada com isso desde o início de carreira, as pessoas pegam as coisas e tiram de contexto e fazem o que querem com as informações. O responsável é quem cria as histórias”, alfinetou.

Com figurino inspirado na cangaceira Maria Bonita, a cantora reforçou o tema de seu Carnaval, que é Guerreiras e homenageia mulheres fortes e inspiradoras. Antes da festa, de tons marrons, Anitta postou o look no Instagram e fez uma brincadeira com a frase de Fred Nicácio: “Você tem sangue de Maria Bonita!”, escreveu ela, numa referência à fala do participante do BBB 23 que virou meme na internet.

Em mais de quatro horas de show, Anitta mostrou para uma casa cheia suas novidades, cantou clássicos de sua carreira como “Envolver”, “Loka”, “Boys Don’t Cry”, e “Downtown”, mas trouxe sucessos dessa época de folia como as canções “Faraó”, da cantora e ministra da cultura Margareth Menezes; “Dalila” e “Beleza Rara”, de Ivete Sangalo; e “Bola de Sabão” da banda Babado Novo.

Com um palco 360º e com bons efeitos especiais, Anitta conseguia ver o público por todos os ângulos do espaço. Ninguém ficou parado: os fãs dançaram, gritaram e fizeram as coreografias de cada uma das músicas da cantora que já consolidou a sua carreira internacional.  

Com uma indicação histórica, Larissa de Macedo Machado, nome de batismo de Anitta, venceu o prêmio de artista latina feminina favorita no American Music Awards, em novembro de 2022. Ela concorre ao título de artista revelação do Grammy de 2023, que ocorre no próximo domingo (5) e pode dar um passo importante, não apenas para a sua própria história, mas também para a música brasileira.

musa
Priscila Senna foi a primeira convidada da festa no palco. (Foto: Bia Azevedo/Divulgação).

O “ensaio” da diva para a maior festa do país contou com convidados especiais no Recife: as participações da cantora pernambucana Priscila Senna, da cantora gaúcha Luísa Sonza, do cantor cearense Nattan, além da cantora paraibana Juliette se apresentaram ao lado de Anitta.

Primeira convidada da noite, conhecida do público pernambucano, Priscila Senna reforçou a força feminina no palco, resgatando a pegada romântica que fez vitrine para a artista no Brasil. A participação da “Musa” foi um dos pontos altos de “Ensaios da Anitta”, com destaque para o fenômeno “Alvejante”, gravado em parceria com o cantor Zé Vaqueiro.

Aposta do forró, com apenas 24 anos, o jovem Nattan fez a festa com o hit “Tem Cabaré essa noite”. Ele e Anitta fizeram uma dobradinha com um “Love Gostosinhona Arena de Pernambuco. Lançada no final do ano passado, a música agita o público brasileiro.

Para a alegria dos cactos, pela primeira vez, Juliette subiu ao palco com Anitta em solo pernambucano. As duas cantaram “Zen”, sucesso de Anitta e “Vixe Que Gostoso”, que integra o EP de estreia da paraibana, que ainda cantou “Frevo Mulher” e “Voltei Recife”, clássicos obrigatórios da folia recifense. A última convidada da noite foi a intérprete de “Cachorrinhas”. Juntas, Anitta e Sonza cantaram “Mamacita”, “Sentadona”, “Modo Turbo” e “Anaconda”.

luiza
Luisa Sonza faz a festa com a Girl From Rio na Arena de Pernambuco. (Foto: Bia Azevedo/ Divulgação).

Em suma, “Ensaios da Anitta” é uma mistura de ritmos: inclui sucessos do axé no repertório, que são quase indispensáveis nessa época de folia. O Carnaval dela tem espaço para tudo: pagode, pop, sertanejo, brega, axé, funk e trap.

Anitta tornou-se a parceria certa e mais cobiçada pelos colegas artistas do Brasil. Gostar dela não é uma obrigação, porém, é importante destacar que ela contribuiu bastante para elevar o patamar da música brasileira e também outro olhar do Brasil sob a ótica internacional.

A Girl From Rio confirmou, inclusive, que tem novo encontro durante o Carnaval no Recife e já tem data marcada: dia 18 de fevereiro, sábado de Zé Pereira, para apresentação no Carvalheira de Ladeira.

2 2
Anitta irá voltar a Pernambuco para show no sábado de Carnaval (Foto: Bia Azevedo Divulgação).