Coletivo Caverna faz espetáculo itinerante sobre o místico rio Pajeú

caverna
Fotos: Divulgação.

O universo mítico do Sertão do Pajeú é o mote do novo espetáculo itinerante do Coletivo Caverna. Pajeú das Flores fará apresentações a partir do dia 04/12. A Praça do Diario, no Recife, e Alto da Sé, em Olinda, são alguns dos lugares que recebem a ocupação urbana.

“Apresentado em forma de cortejo poético, Pajeú das Flores vai percorrer as ruas, interagindo com lugares e pessoas numa concepção ampliada do conceito de espaço cênico”, explica o diretor Cláudio Lira. O resultado é um formato de ocupação urbana que homenageia o povo.

Na proposta mesclam-se atores, bonecos, máscaras e música ao vivo. Artistas andarilhos invocam as forças dos primeiros habitantes da região e o poder místico do Rio Pajeú, convocando o público a uma jornada de encontro a essa terra encravada no interior do Brasil.

Pajeú das Flores começou a ser desenvolvido há um ano, a partir de entrevistas com referências criativas da região do Pajeú, entre elas o cineasta Petrônio Lorena, diretor do documentário O Silêncio da Noite é que Tem Sido Testemunha das Minhas Amarguras; o artista plástico Tárcio Oliveira; o artista visual e cantor Tonfil; os poetas Antonio Marinho, Jorge Filó e Paulo Matricó e a poeta e cantora Bia Marinho.

caverna2

“Visitamos algumas cidades, onde colhemos impressões e depoimentos dos moradores. A partir das informações, desenvolvemos coletivamente um roteiro dramatúrgico”, pontua Lira. As apresentações prometem misturar tradição e contemporaneidade, propondo a ressignificação poética de espaços públicos. Para garantir a acessibilidade, foi incluído o recurso de tradução em libras em cinco das cidades visitadas.

O espetáculo será apresentado de  04/12 a 07/12, iniciando na Praça do Diario, passando por Olinda e deslocando-se pelo Estado de Pernambuco para encerrar sua turnê em janeiro de 2020 na cidade de São José do Egito, epicentro poético do Sertão do Pajeú. Todas as apresentações são gratuitas.