Com homenagem ao maestro Morricone, 8 ½ Festa do Cinema Italiano volta a acontecer de forma presencial

O evento vai acontecer em 18 cidades do Brasil, incluindo Recife, dos dias 28 de julho à 10 de agosto

Cena de Ennio, O Maestro/Divulgação

O maior festival de cinema italiano, 8 ½ Festa do Cinema Italiano, volta a acontecer presencialmente em 18 cidades do Brasil entre os dias 28 de julho e 10 de agosto. Em sua nona edição, o evento presta homenagem ao importante maestro Ennio Morricone, com a exibição de um documentário sobre o artista. 

A Festa vai passar pelas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Brasília, Salvador, Recife, Fortaleza, Belém, Natal, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Londrina, Goiânia, Niterói, Santos e Maringá. Com 12 filmes em cartaz, o evento leva às salas de cinemas os melhores filmes italianos dos últimos anos, inéditos para o público brasileiro. 

Entre os filmes, está o documentário Ennio, o Maestro, do diretor Giuseppe Tornatore (de Cinema Paradiso e Mallena). O filme conta a história de vida de um dos mais importantes musicistas, tendo criado trilhas sonoras para uma vasta gama de filmes, tendo até mesmo ganhado o Oscar pela trilha sonora de Os Oito Odiados, longa dirigido por Quentin Tarantino em 2018. 

Cena do Filme Mamma Roma/Divulgação

O filho de Ennio, Marco Morricone, participará de um bate papo virtual e público sobre o filme a contribuição imensa de seu pai para a música. 

Os horários e locais em cada cidade onde o festival acontecerá serão divulgados através do site do festival.

Confira a lista completa de longas que poderão ser assistidos pelo público:

ENNIO, O MAESTRO, de Giuseppe Tornatore
(Ennio) – Itália, 2021, 150′, Documentário, Legendas Português

Ennio é um retrato profundo de Ennio Morricone, o compositor de cinema mais popular e prolífico do século 20, o mais amado pelo público internacional, duas vezes vencedor do Oscar e autor de mais de quinhentas partituras inesquecíveis.

O documentário, exibido no 78º Festival de Veneza, apresenta-nos o compositor e maestro por meio de uma longa entrevista conduzida por Tornatore e de depoimentos de realizadores e músicos, incluindo alguns bem conhecidos do grande público como Bernardo Bertolucci, Marco Bellocchio, Dario Argento, Quentin Tarantino, Wong Kar Wai (um dos produtores e distribuidor do filme), Bruce Springsteen, John Williams e Hans Zimmer. A esta longa lista de admiradores e colaboradores, juntam-se fragmentos da vida privada de Morricone, gravações dos espectáculos, excertos dos filmes e imagens inéditas dos arquivos pessoais. Embora seja impossível retratar o gênio superlativo e revolucionário de Ennio Morricone em duas horas e meia, este belo tributo ao “Il Maestro” consegue revelar parte do mistério por trás da sua extraordinária criatividade.

MAMMA ROMA, de Pier Paolo Pasolini
(Mamma Roma) – Itália, 1962, 106′, Drama, Legendas Português
com Anna Magnani, Ettore Garfolo, Franco Citti

Um retrato neorrealista de martírio maternal que marca uma transição na filmografia inicial do subversivo Pasolini. Segundo filme de Pasolini, com argumento original de sua autoria e uma das primeiras obras do cineasta a retratar os excluídos da sociedade italiana.

A partir da história melodramática de uma prostituta de Roma que tenta dar uma vida digna ao seu filho, Pasolini constrói um filme com uma extraordinária dimensão poética e social, coroado por uma das mais exímias performances de Anna Magnani.

LEONORA, ADEUS, de Paolo Taviani
(Leonora Addio) – Itália, 2022, 90’, Drama, Legendas Português

O mais recente filme de Paolo Taviani, dedicado ao irmão Vittorio Taviani, concorreu ao Urso de Ouro do Festival de Berlim 2022, em que foi premiado como o melhor filme segundo o júri da crítica internacional, a FIPRESCI. Após décadas de permanência num cemitério de grande porte, as cinzas do escritor Luigi Pirandello são, enfim, transferidas para o pequeno vilarejo de seu nascimento, conforme os desejos da família e do artista. No entanto, a transferência dos restos mortais é marcada por inúmeros acontecimentos surreais – alguns deles baseados nas próprias ficções do autor.

EU, LEONARDO, de Jesus Garces Lambert
(Io, Leonardo) – Itália, 2019, 90′, Documentário, Legendas Português

Marcando os 500 anos da morte de Leonardo Da Vinci, um olhar inédito, de linguagem cinematográfica singular, sobre um dos maiores pensadores da História. Um filme fascinante que nos convida a descobrir o homem, o artista, o cientista e o inventor: uma experiência nova e envolvente, com uma perspetiva que foge aos estereótipos. O protagonista principal absoluto do filme é a mente de Leonardo, um espaço que o acompanha na evocação dos momentos mais significativos de sua vida, um lugar vasto e abstrato em que a natureza e as cenas interiores convivem e o seu gênio ganha vida.

Cena de Tintoretto – Um Rebelde em Veneza/Divulgação

TINTORETTO – UM REBELDE EM VENEZA, de Giuseppe Domingo Romano
(Tintoretto – Un Rebelle a Venezia) – Itália, 2019, 96’, Documentário, Legendas Português

Uma nova e entusiasmante produção de cinema que celebra o 500º aniversário do nascimento do último grande artista do Renascimento italiano. Com narração de Helena Bonham Carter, e participação especial de Peter Greenaway, uma nova e entusiasmante produção de cinema celebra o 500º aniversário do nascimento do último grande artista do Renascimento italiano.

O filme explora a rivalidade entre os mais importantes artistas venezianos do século 16: Tintoretto, Ticiano e Veronese em Veneza. Descobrimos Veneza por meio da vida e das telas de Tintoretto. Com o desenrolar da narrativa, começamos a entender como a peste negra afetou profundamente a cidade e a arte veneziana.

FREAKS OUT, de Gabriele Mainetti
(Freaks Out) – Itália, 2021, 141′, Aventura, Legendas Português
com Claudio Santamaria, Pietro Castellitto, Giancarlo Martini, Giorgio Tirabassi

Roma, 1943: Matilde, Cencio, Fulvio e Mario vivem como irmãos no circo de Israel. Quando Israel desaparece misteriosamente, talvez em fuga ou talvez capturado pelos nazis, os quatro são deixados sozinhos na cidade ocupada, mas os seus poderes sobrenaturais vão despertar a atenção de alguém, com um plano que poderá mudar o curso da História.

Fulvio está coberto de pêlos da cabeça aos pés e tem uma força sobre- humana. Matilde é uma garota capaz de produzir energia e eletrocutar qualquer pessoa que lhe toque, tão elétrica que acende lâmpadas colocando-as na boca. Mario é um anão com poder de manipular qualquer objeto de metal. E Cencio, interpretado por Pietro Castellito, é um rapaz albino que pode controlar os insetos à sua volta. Estes são os quatro heróis, cheios de verdade e humanidade, de um universo imaginário construído à volta de um dos mais horríveis episódios da História: a Segunda Guerra Mundial. Quando parecia que as aventuras de super-heróis já tinham sido exploradas de todas as maneiras, Gabriele Mainetti retorna à direção, cinco anos depois de “O Meu Nome é Jeeg Robot”, para demonstrar que a criatividade dos italianos nos filmes de gênero é (quase) inigualável.

IL BUCO, de Michelangelo Frammartino
(Il Buco) – Itália, 2021, 93′, Drama, Legendas Português
com Paolo Cossi, Jacopo Elia, Denise Trombin

O novo filme de Michelangelo Frammartino, que recebeu o prêmio especial do júri no 78º Festival de Veneza, é uma maravilhosa meditação sobre a curiosidade fundamental de compreender as profundezas incognoscíveis do mundo natural.

Durante o boom econômico da década de 1960, o edifício mais alto da Europa está sendo construído no próspero norte da Itália. Do outro lado do país, jovens espeleólogos exploram a caverna mais profunda da Europa no intocado interior da Calábria.

O fundo do Abismo Bifurto, a 700 metros abaixo da superfície da Terra, nas profundezas do Planeta, é alcançado pela primeira vez. A aventura dos intrusos passa despercebida pelos habitantes de uma pequena aldeia vizinha, mas não pelo velho pastor do planalto de Pollino, cuja vida solitária começa a se entrelaçar com a jornada do grupo.

“Il Buco” reconstitui esta jornada realizada por um grupo de jovens espeleólogos que encontra pela primeira vez o fundo do Abismo do Bifurto, uma das cavernas mais profundas do mundo. Com seu estilo único, Frammartino devolve a tridimensionalidade à tela, deixando que a própria natureza e a humanidade se revelem de acordo com os seus ritmos, e que sejam os seus sons e não os diálogos que falam.

Cena de O Rei do Riso/Divulgação

O REI DO RISO, de Mario Martone
(Qui Rido Io) – Itália/Espanha, 2021, 133’, Comédia, Legendas Português
com Toni Servillo, Maria Nazionale, Cristiana Dell’Anna

Na Nápoles da Belle Époque do início do séc. 20, um ator criou a personagem burlesca de Felice Sciosciammocca, e as salas lotavam para ver suas apresentações. Rei do riso e rei das bilheteiras, Eduardo Scarpetta (1853-1925), interpretado de forma brilhante pelo grande ator Toni Servillo, teve uma história peculiar. Mario Martone, encenador e cineasta, autor de alguns dos grandes títulos do cinema italiano das últimas décadas, revisita as tradições do teatro napolitano e recria o que ele próprio chama “o romance imaginário de Eduardo Scarpetta e da sua tribo”. Uma “tribo” familiar e teatral, onde se juntavam a mulher e as amantes, os filhos legítimos e os ilegítimos, entre eles o famoso dramaturgo italiano Eduardo De Filippo, que nasceu da relação de Scarpetta com a sobrinha de sua mulher.

Um dia, Scarpetta resolve parodiar um drama de Gabriele D’Annunzio, o “poeta oficial” da época, com a anuência deste. Mas D’Annunzio resolve mudar de opinião…

LAÇOS, de Daniele Luchetti
(Lacci) – Itália, 2020, 100’, Drama, Legendas Português
com Alba Rohrwacher, Luigi Lo Cascio, Laura Morante, Silvio Orlando, Giovanna Mezzogiorno, Adriano Giannini, Linda Caridi, Francesca De Sapio

Veneza 2020. A invasão do apartamento de um casal desperta lembranças do turbulento casamento, marcado por um período de infidelidade e abandono. Já adultos, seus filhos vivem as consequências dessa estranha fase. Baseado no livro de Domenico Starnone.

GUIA ROMÂNTICO PARA LUGARES PERDIDOS, de Giorgia Farina
(Guida romantica a posti perduti) – Itália, 2020, 106′, Comédia Romântica, Legendas Portuguêscom Clive Owen, Jasmine Trinca, Irène Jacob

Exibido no 77º Festival de Cinema de Veneza, o terceiro longa-metragem de Giorgia Farina traz Clive Owen e Jasmine Trinca como dois desconhecidos, ambos presos numa vida de mentiras, que partem juntos numa extraordinária viagem pela Europa explorando lugares abandonados, enquanto se reconciliam com os seus próprios passados.

Allegra (Jasmine Trinca) é uma blogueira de viagens agorafóbica, nunca põe o nariz para fora de casa, sofre de ataques de pânico e tem todas as fobias do mundo. Benno (Clive Owen) é alcoólatra e bebe até esquecer de si mesmo. Ela não consegue controlar mais o seu medo do mundo e ele não consegue controlar sua dependência em álcool. Vizinhos desconhecidos um do outro, encontram-se numa “noite de tempestade”. Este acaso conduz o improvável casal para uma viagem de autodescoberta entre lugares perdidos e esquecidos. “Guia Romântico para Lugares Perdidos” é uma comédia dramática sobre a dor de viver, um insólito road movie sobre duas almas atormentadas que embarcam juntas numa viagem entre ruas, silêncios e emoções.

Distribuição nacional: Synapse

Cena de Mulheres Rebeldes/Divulgação

MULHERES REBELDES, de Francesco Costabile
(Una Femmina) Itália, 2022, 120’, Drama, Legendas Português
com Lina Siciliano, Fabrizio Ferracane, Anna Maria De Luca

Rosa é uma jovem inquieta e rebelde, que vive com a avó e o tio numa cidade da Calábria, entre montanhas e rios secos. Para Rosa, chegar à idade adulta significa trair a sua família e buscar a vingança, mas quando esta família é a ‘Ndrangheta – uma organização mafiosa – cada passo pode ser fatal.

Francesco Costabile faz sua estreia na direção de longas-metragens com um poderoso drama, com toques de terror psicológico, sobre a rebelião de uma mulher em luta contra as estruturas arcaicas da máfia calabresa.

A beleza e a violência andam de mãos dadas e a paisagem selvagem da Calábria é o pano de fundo desta primeira obra impressionante, inspirada no livro de investigação “Fimmine ribelli” sobre a violência contra as mulheres no seio de famílias que pertencem à ‘Ndrangheta, a associação mafiosa que se formou na região da Calábria e que é hoje uma das organizações criminosas mais influentes, poderosas e perigosas do mundo. Exibido na mostra Panorama do Festival de Cinema de Berlim.

TEMPOS SUPER MODERNOS, de Pif
(E noi come stronzi rimanemmo a guardare) – Itália, 2021, 108′, Comédia, Legendas Português
com Fabio De Luigi, Ilenia Pastorelli, Pif

A falta de garantias sociais e a fragilidade econômica são o ponto de partida da nova sátira de Pif, uma comédia original com um olhar crítico sobre o excesso de poder dado à tecnologia e aos algoritmos que marcam cada vez mais o ritmo de nossas vidas.

Arturo Giammareresi é um gerente que introduz em sua empresa um algoritmo para ajudar os funcionários a trabalhar menos e melhor. Porém, o algoritmo decide que o trabalho de Arturo é totalmente supérfluo e ele é despedido na hora. Além dos problemas no trabalho, também perde a namorada – porque outro algoritmo decide que o índice de afinidade do casal é negativo. O seu único consolo será Stella, um holograma que encarna (por assim dizer) todas as suas preferências, como se sempre o tivesse conhecido. Quando o teste gratuito do aplicativo, e incapaz de renovar a sua assinatura, Arturo será forçado a dar um passo em frente, em busca do amor real e de sua liberdade.

Pif, pseudónimo de Pierfrancesco Diliberto, cineasta e ex-repórter, investiga neste novo filme as realidades contemporâneas visíveis a todos e constrói uma comédia inteligente, que faz referência a filmes tão diferentes quanto “Playtime – Vida Moderna” de Jacques Tati, ou o mais recente “Her”, de Spike Jonze.

Leia Mais
Longa brasileiro Carvão estreia no Festival Internacional de Cinema de Toronto