Foto: Marcelo Soares/Direitos Urbanos.

Foto: Marcelo Soares/Direitos Urbanos.

O rapper paulista Criolo esteve no Recife nesse sábado (5) para um show histórico na ocupação do #OcupeEstelita. Ele cantou como convidado do , de Roger de Renor, e trouxe sua música de apoio ao movimento, que é contra a construção de torres de até 40 andares na região histórica do Cais José Estelita, centro da cidade.

Leia Mais
Carta do Recife: O acampamento do OcupeEstelita, antes e depois
Artigo: A iconografia do #OcupeEstelita
Filme Em Trânsito expõe contradições sociais do Recife.

“Parabéns a cada um de vocês. O que vocês estão fazendo é exemplo pro país”, disse antes de cantar “Sangue no Cais”, faixa que criou especialmente para o #OcupeEstelita e que foi apresentada pela primeira vez em São Paulo no mês passado. O rapper se une a uma penca de artistas do pop nacional que mostram apoio ao movimento, como Ney Matogrosso, Nação Zumbi, Otto, Silvério Pessoa, Fábio Trummer, , Lia de Itamaracá, Erasto Vasconcelos, Isaar, entre outros. Muitos desses vêm se apresentando na região da ocupação desde o mês de maio.

A música de Criolo faz referência à violenta desapropriação do terreno no último 17 de junho, onde ativistas estavam acampados há cerca de um mês. A tropa do batalhão de choque da Polícia Militar usou balas de borracha, bombas e spray de pimenta contra manifestantes. Órgãos de defesa dos direitos humanos como a Anistia Internacional condenaram o ataque.

Veja abaixo vídeos feitos pelo cineasta Marcelo Pedroso e pelo pessoal do Som da Rural com a apresentação de Criolo.

criolo-5

criolo-3

criolo-2

criolo-

A noite ainda teve Lirinha.

criolo-4

Sem mais artigos