Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O quadrinista italiano Ivo Milazzo é mais um dos nomes confirmados no Festival Internacional de Quadrinhos (FIQ), que acontece em novembro em Belo Horizonte. Ele é um dos criadores de Ken Parker, um dos quadrinhos mais famosos da Itália.

Leia Mais: FIQ 2013
Veja o que já publicamos sobre o FIQ deste ano

Nascido em 1947, Milazzo criou Ken Parker ao lado do roteirista Giancarlo Berardi em 1974. A HQ conta a história de um pistoleiro que parte em busca dos assassinos de seu irmão. A ideia era que a revista durasse apenas alguns números, mas o lendário editor Sergio Bonelli apostou na ideia e hoje a HQ é uma das mais famosas do gênero fumetti (os quadrinhos italianos).

O personagem é inspirado no filme Jeremiah Johnson, de Sidney Pollack. As histórias de Ken Park terminaram em 1984 na Itália, com 59 episódios ao todo. No Brasil estreou em 1978 pela editora Vecchi, indo até 1983. Em 1990, as histórias voltaram pela Best News, mas durou pouco. Foi a Mythos quem ajudou a popularizar o personagem por aqui, publicando 18 edições da HQ.

Mas nem só de Ken Parker vive Milazzo. Sua carreira tem ainda obras como O Homem das Filipinas e as séries Marvin Il Detective (também criadocom Berardi) e Tom’s Bar. Ele ainda desenhou edições de Mágico Vento e Tex, também sucessos da Sergio Bonelli Editora.

De-Andre-tavola

Leia Mais
HQ Um Lugar do Caralho marca a estreia da editora Hipotética