aconteceuemsainttropez

APENAS UMA COMEDIAZINHA
Aconteceu em Saint-Tropez, com Monica Bellucci, traz as velhas muletas da comédia de costumes

A comédia Aconteceu em Saint-Tropez é um dos destaques do Festival Varilux de Cinema Francês, que acontece em 45 cidades do país. O longa tem como mote a diferença de personalidade de dois irmãos, um judeu conservador, musicista clássico careta e um milionário dono de uma marca de artigos de luxo, bon vivant. O filme começa com o casamento da filha deste último, mas o destino acaba fazendo com que o primeiro tenha que enterrar a mulher no mesmo dia, vítima de uma acidente de carro.

Leia Mais
O melhor do Varilux de Cinema
Ferrugem e Osso foge do sentimentalismo

O filme conta com a presença de luxo de Monica Bellucci, interpretando um estereótipo que criou para si no cinema: mulher italiana voluptuosa e fútil (poucos lembram de seu ótimo papel em Irreversível). O longa dirigido por Danièle Thompson (que fez o ótimo A Rainha Margot, em 1993) traz uma interessante tiração de onda com costumes como a religião judaica e os novos ricos europeus. Vai além no humor convencional ao trazer momentos desconcertantes como piadas em um funeral e chega a ser grosseira ao fazer graça com corpos em uma caixão passando pelo raio x.

Mas, além desses bons momentos, o longa se apóia em muletas típicas do gênero, o que faz dessa comédia francesa, uma ‘comediazinha’. Temos 1) o velhinho senil: com as velhas tiradas nonsense e piadas típicas da demência; 2) o esconde-esconde: as duas primas, filhas dos irmãos protagonistas, são grande amigas desde pequenas. O problema é que uma delas acaba tendo o caso com o marido da outra. E claro, teremos várias cenas em que quase o affair é descoberto. E 3) um tom previsível no roteiro.

Ao menos Aconteceu em Saint-Tropez chega para revelar a um público fora da frança o talento das jovens Lou de Laâge e Clara Ponsot, ótimas em seus papéis, ainda que as personagens sejam esquemáticas. E Kad Merad e Eric Elmosnino, veteranos sempre bons de ser ver em tela.

aconteceuACONTECEU EM SAINT-TROPEZ
De Danièle Thompson
[Des gens qui s’embrassent, FRA, 2013 / Esfera Cultural]
Com: Eric Elmosnino, Lou de Laâge, Kad Merad, Monica Bellucci

Nota: 6,5

aconteceu2

Leia Mais
Eu Curto, Tu Curtes, Ele, o Curta: a importância da crítica de cinema