Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação.

Memórias de Um Caramujo traz estilo teatral em disco que injeta ânimo na MPB

A banda paulista Memórias de Um Caramujo faz parte de um panorama de novos nomes que se insurgem prioritariamente pelo discurso. Cheio de Gente, segundo disco do grupo lançado em maio, traz uma produção que provoca o ouvinte através de uma interpretação grandiloquente, que remete aos musicais brasileiros e ao teatro marginal.

Leia Mais
O novo rock de garagem do Parquet Courts

Formado em 2007 por Beatriz Mentone (vocais), André Vac (guitarra, bandolim e vocais), Gabriel Basile (bateria e percussão), Gabriel Milliet (violão e sopros)e Thomas Huszar (baixo), o grupo só agora começa a ganhar notoriedade com esse primeiro álbum de estúdio. Eles ainda têm um trabalho ao vivo que foi distribuído pela Tratore em 2011 que serve bem para vender o estilo da banda.

Até porque as composições apontam para uma teatralidade que funcionam muito bem no palco. Além desse estilo mais aberto de ser fazer música, a banda se destaca pela versatilidade com que trabalha nuances da MPB. Podemos encontrar dentro de Cheio de Gente ecos de Chico Buarque, Novos Baianos, Gal Costa, Clube da Esquina e Rita Lee. Há momentos lisérgicos e nonsense como “Sino” e delicados como “Nina”, com uma bela e louca carta do pai para a filha. Já “Rio” mostra como a banda tem potencial até para atuar em paisagens mais pop.

Com tudo isso, a banda chega a fazer contato com a vanguarda paulista atual de nomes como Metá Metá, mas sem adentrar de cabeça. Isso porque o grupo ainda possui amarras muito firmes com o passado, o que impediu uma sonoridade mais disruptiva. São tantos links com o legado da MPB que nenhuma faixa chega a transpor uma barreira grande o suficiente para revelar um novo caminho.

Com tantas misturas e uma produção que provoca diversas sensações ao ouvinte, o disco soa provocador do início ao fim. Hoje, nada mais frustrante no cenário musical brasileiro do que composições anódinas sem ímpeto. E disso ninguém pode acusar esse Cheio de Gente.

memorias2MEMÓRIAS DE UM CARAMUJO
Cheio de Gente
[Risco, 2014]
Baixe o disco gratuitamente

Nota: 8,0

Leia Mais
Almério e Martins lançam álbum da parceria no Teatro Guararapes