downton

Bem-vindo (de volta) a Dowton Abbey
Um dos maiores fenômenos da TV nos últimos passa a ser exibido pelo GNT esta semana

O canal GNT está apostando alto em séries de TV este ano como forma de diversificar seu conteúdo. O sucesso Downton Abbey estreia nesta quinta (4) como um dos maiores destaques da programação. A série mostra o cotidiano de uma aristocrática família inglesa na virada do século passado, na década de 1910.

O seriado não é inédito no Brasil. A programadora Globosat exibiu a primeira temporada em 2012 no canal Globosat HD (hoje chamado de +Globosat). Depois da série ter se tornado um viral na web e recebido vários prêmios mundo afora – além de ser uma das maiores audiências nos EUA nos últimos anos – a empresa percebeu que tinha um conteúdo forte em mãos e “remanejou” para um local de maior audiência, no caso o GNT.

O GNT adquiriu o direito das três temporadas já exibidas, e decidiu começar desde a primeira. Bom para quem apenas ouviu falar da série, que vai poder acompanhar, mas ruim para quem já assistiu aos primeiros capítulos exibidos no Brasil. Downton Abbey vai ao ar todas as quintas às 22h30, com um episódio por semana. A promessa é que a segunda e a terceira temporada sejam exibidas na sequência.

tn_620_600_downton_040413

A série vale todo o hype. A história mostra as pessoas que vivem na propriedade conhecida como Downton, na Inglaterra. O conde de Grantham (Hugh Bonneville) vive a expectativa de perder toda sua fortuna por causa da chegada de um parente distante, o futuro herdeiro, que vive longe do universo do luxo da aristocracia britânica. Criada por Julian Fellowes, a série tem como seu ponto alto os diálogos e tensões entre empregados e patrões, o que já denuncia a decadência de valores que veríamos nas duas classes nos anos seguintes. De maneira tênue, é possível perceber a pressão que a modernidade do século 20 exerce sobre aquele mundo já um tanto decadente. Feminismo, totalitarismo, novas tecnologias, está tudo ali. Sem falar na guerra que se avizinha na Europa.

Há ainda espaço para comédia, suspense, e claro, dramalhão. Maior sucesso inglês nos EUA nos últimos 20 anos, Downton Abbey recupera para os dias atuais todos os macetes dos romances televisivos que funcionaram bem desde os anos 1950. Fellowes, que é roteirista de Assassinato em Gosford Park, atualiza esses elementos novelescos com muito sarcasmo e humor negro.

A veterana Maggie Smith é outra razão para assistir. Interpretando um papel que lhe cabe muitíssimo bem, ela faz a condessa Dowager, uma defensora ferrenha dos valores tradicionais da nobreza. É sua a célebre frase dirigida ao parente burguês: “o que são fins de semana?”.

DOWNTON ABBEY – 1ª TEMPORADA
Criado por Julian Fellowes
[GNT e GNT HD, quintas, às 22h30]

Nota: 8,9

downton2

Leia Mais
Ncuti Gatwa, de Sex Education, será o novo protagonista de Doctor Who