Fotos: Divulgação.
Fotos: Divulgação.

Cartunista Reinaldo decifra a neura dos dias atuais em novo livro

O cartunista Reinaldo é um dos humoristas brasileiros que melhor captam o espírito do tempo na hora de fazer humor. Em seu novo livro, A Arte de Zoar, que sai agora pela Objetiva, ele se sai melhor quando decide olhar para as nossas obsessões atuais, como as redes sociais, a gourmetização da vida e a paranoia da classe média.

O livro reúne trabalhos de Reinaldo publicados na revista piauí, no jornal O Globo e nas revistas Playboy, Jornalismo ESPM e Jazz+. As mudanças comportamentais da última década é o melhor material de trabalho do cartunista, que tira onda sobretudo com a relação que temos com a tecnologia e as redes sociais. Mas o tom encontrado por Reinaldo é menos o ataque e mais uma crônica, onde o autor parece muitas vezes estar inserido.

O interessante é que Reinaldo atualizou um recurso muito usado no cartum que é a exploração do arquétipo com um olhar sobre os novos tipos brasileiros. Isso dá ao livro um tom muito atual. Estão lá a perua típica e o executivo, tão usados no humor, mas também o analista de redes sociais e o apresentador de programa gastronômico.

O livro foi dividido em seções temáticas, mas duas delas merecem destaque. A primeira é a saga do crítico de música Leonard Plume, que é contada em uma narrativa cheia de movimento onde Reinaldo explora o formato do livro físico. A segunda é o Troféu Melhores do Ano, no fim do volume, praticamente uma síntese do trabalho de Reinaldo.

miles_crossdressing3

A Arte de Zoar ainda traz um plus interessante: uma HQ em que o autor conta a história da carta que recebeu de Carlos Drummond de Andrade em agosto de 1984, onde o poeta agradece o exemplar do livro Escândalos Ilustrados. 30 anos depois, Reinaldo evoluiu bastante tanto em desenhos como em temática.

Nome conhecido como integrante do Casseta & Planeta, Reinaldo já pode ser conhecido agora como o cartunista mais atualizado entre seus contemporâneos. O mal estar da sociedade atual é um prato cheio para o humor.

a_arte_de_zoarA ARTE DE ZOAR
De Reinaldo
[Objetiva, 144 páginas, R$ 49,90]

Nota: 8,3

Veja mais cartuns:

Zoar-07

14204678

Leia Mais
Marvel Comics celebra o primeiro casamento gay entre super-heróis