Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação.

Pastor Alemão é estrela de divertida HQ de Murilo Martins

A HQ Eu Sou Um Pastor Alemão é uma divertida história onde o visual é tão importante quanto a história em si. Assim deveria ser todos os quadrinhos, poderiam dizer alguns. Mas Murilo Martins faz o design e os enquadramentos soarem como determinantes em suas HQs. A obra sai agora em edição nacional, é um desses trabalhos que mostram como tem se diversificado a produção de quadrinhos brasileiro.

O livro conta a história do Pastor Alemão, uma das raças mais populares do mundo por sua lealdade e obediência, criada em 1899 na Alemanha. Murilo conta a história através de um cão guardador de ovelhas. Ele terá que lidar com uma ovelha negra insurgente que aparece para questionar sua autoridade e trazer questionamentos que vão prejudicar todo o rebanho.

Eu Sou Um Pastor Alemão traz uma história em grandes quadros, em geral um por página, com uma paleta de cores bem simples e que cria uma ambientação ideal para a proposta da HQ. Traz também uma limpeza de traço quase rústico, desenhado de uma maneira minimalista. A obra traz ainda uma costura aparente parecida com uma das primeiras HQs de Murilo, Love Hurts.

O livro foi lançado originalmente em inglês na Toronto Comics Arts Festival, no Canadá em 2013 e depois foi lançado no Festival Internacional de Quadrinhos (FIQ) no mesmo ano. É o melhor caminho para conhecer o traço de um dos quadrinistas mais inovadores da atual geração. [Paulo Floro]

pastorEU SOU UM PASTOR ALEMÃO
Murilo Martins (texto e arte)
[Pólen Livros, 80 páginas, R$ 24,90 / 2015]

8,0

Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação.
Leia Mais
Terceiro volume de Hip Hop Genealogia conta histórias dos Beastie Boys e Run-DMC