Foto: Divulgação/Boom Studios.
Foto: Divulgação/Astral Comics.
Foto: Divulgação/Astral Comics.

HQ revitaliza universo de Hellraiser para novos e velhos leitores

Clive Barker ficou entronizado dentro da cultura pop por causa dos cenobitas, seres demoníacos que o grande público conheceu por causa do longa Hellraiser, de 1987. Pouco conhecida por aqui, a obra do escritor inglês ganha uma nova edição da HQ, que saiu nos EUA a partir de dezembro de 2012. Trata-se de uma edição especial, com uma história que recria o mundo de Hellraiser, imaginando novos destinos para os personagens da trama da década de 1980.

Leia Mais
Site O Recife Assombrado lança álbum em quadrinhos

The Dark Watch cumpre essa dupla função: revitaliza o universo de Hellraiser, falando diretamente com os fãs da obra, ao mesmo tempo em que busca um link com o leitor que nunca ouviu falar ou conhece pouco os personagens. Para isso, os escritores Brandon Seifert e Barker apostam bastante na ambientação. Há também uma linguagem muito próxima de quem já leu alguma obra de terror – algumas passagem chegam a ser muletas, mas funcionam bem para acostumar o leitor ao novo cenário.

Nesse novo começo para o universo de Hellraiser somos apresentados aos personagens famosos na série como Kirsty Cotton, Pinhead e outros, que ganham uma atualização em suas histórias. No primeiro capítulo, o leitor recebe um tour pelo inferno e descobre que os cenobitas estão em marcha novamente. Mas o grande destaque são as passagens de horror ricamente detalhadas, que chegam a perturbar até os mais escolados leitores de histórias medonhas.

Livro ganha por explorar o melhor do terror: cenas perturbadoras e detalhismo. (Divulgação).
Livro ganha por explorar o melhor do terror: cenas perturbadoras e detalhismo. (Divulgação).

A arte de Tom Garcia não é um primor, mas é compensado pela trama. Aliás, seus enquadramentos por vezes são confusos e com uma narrativa estática, sem muita sensação de movimento. Seu trunfo é mesmo a arte detalhada, que é o que realmente importa para compor cenas de escalpelamento, esquartejamento e órgãos internos expostos, entre outras “lindas” visões.

Pelos planos da Alto Astral, cada edição trará quatro capítulos da história, com o segundo volume previsto para junho. O terceiro acaba de sair nos EUA (com boas críticas).

hellraizer_capaHELLRAISER – THE DARK WATCH: INFERNO
De Clive Barker e Brandon Seifert (texto) e Tom Garcia (arte)
[Astral Comics, 112 páginas, R$ 22,90 / Boom Comics/ 2014]
Tradução: Vivian Lourenço

Nota: 7,5

Foto: Divulgação/Boom Studios.
Foto: Divulgação/Boom Studios.
Leia Mais
HQ Mix divulga lista de vencedores com Ragu, Marcello Quintanilha e Brega Story