planetazumbi

HQ brasileira online sobre zumbis se garante no engajamento online

Por Diogo Carreira
Da Revista O Grito!

Os zumbis estão na moda já há algum tempo. Filmes, séries, livros e quadrinhos, em alguns casos eles até deixaram de serem os vilões. Então não é de se estranhar o tema, o que causa surpresa é essa nova HQ se passar no Brasil.

Planeta Morto surgiu a partir de um concurso para escolha de um roteiro, cujo tema obviamente gira entorno dos zumbis, organizado pelo site The Walking Dead Brasil em conjunto com o quadrinista Celso Ludgero, conhecido na internet pelas tiras do Zumberto. A vencedora do concurso foi a jovem Fernanda Oz que parece ter abraçado o projeto, publicando periodicamente na página oficial da HQ contos extras paralelos aos quadrinhos.

A história se passa no Brasil, e de acordo com os autores ocorrerá em diversas cidades. As primeiras locações foram na cidade de São Paulo e do Rio de Janeiro. Como grande parte das tramas de zumbis atuais, a causa dos incidentes não é revelada e o roteiro se desenrola através da reação dos personagens aos acontecimentos decorrentes do apocalipse zumbi. O enredo flui bem, começa lentamente e acelera página a página, conforme o caos vai se alastra.

Um ponto baixo da HQ é a falta de background. Os personagens ficam meio destacados, quase que em um limbo. Este fato parece já ter sido notado pelo desenhista Ludgero que liberou uma prévia do segundo capítulo com o desenho da Praça Princesa Isabel – SP, já bem diferente do padrão apresentado do primeiro capítulo, muito mais detalhado e com um plano mais aberto, situando a HQ no mundo real.

Primeiro esboço do segundo capitulo
Primeiro esboço do segundo capitulo

Mas, também há de se destacar os pontos altos, dentre eles a interação entre os leitores e os realizadores do projeto que, só para citarmos um exemplo, foram convidados a enviarem fotos suas em “poses de zumbi” e os selecionados foram transformados em zumbis no primeiro capítulo.

A revista é uma iniciativa louvável que vem confirmar o engajamento proporcionado pela internet, seja para reunir autores ao redor de um projeto, ou para viabilizar a propagação do mesmo. A revista tem um longo caminho pela frente e com ele o aprimoramento que, pela prévia do segundo volume, parece acontecer mais rápido do que imaginávamos.

Planeta_Morto_01-01PLANETA MORTO
Fernanda Oz (texto) e Celso Ludgero (arte)
[Independente, 2013]
Download gratuito pelo site

Nota: 7,5

 

planetazumbi2

Leia Mais
Neal Adams, lenda dos quadrinhos de super-herói, morre aos 80 anos