savages-band-promo-picture-april-2013

IMAGEM E SOM
Formada apenas por mulheres, banda lança disco de estreia cheia de vigor punk e apelo visual

Volta e meia bandas como o chegam com um apelo que é maior que a música em si. Ao longo das gerações, isso foi suficiente para iniciar movimentos musicais, marcar uma geração, influenciar bandas (e nem estamos falando de sucesso comercial). Foi assim com o Velvet Undeground, o Sex Pistols, e até de certa forma, os Strokes nos anos 2000. Corta para 2013, novamente na Inglaterra, uma banda formada inteiramente por meninas abusa dos vocais punk, rock sem muito refinamento de arranjos, muito peso e canções curtas.

O álbum de estreia Silence Yourself chegou às lojas no mês passado acobertado por um hype de sites e revistas especializadas e muito comentário online (a.k.a. ~buzz~). Formada por Jehnny Beth, Gemma Thompson, Ayse Hassan e Fay Milton, o time não é propriamente sexy (apesar de serem bonitas). O visual lembra Siouxie and The Banshees, mas com um senso de moda apurado, o que confere um visual moderno, longe do vintage. Desnecessário dizer que todas já foram adotadas pelo povo da moda, certo? A aura, “não dou a mínima para essa merda toda” também contribui para a estética cool que as envolve.

O grupo fez parte da renomada lista da BBC de bandas para ficar de olho em 2013. O primeiro disco Silence Yourself sai de forma independente pela Pop Noire, selo próprio de Jehnny Beth, uma das integrantes, e tem distribuição da Matador Records. O som tem muita influência do postpunk inglês e traz canções de vocal bem intenso e uma bateria bem marcada que fez de Fay Milton uma das estrelas do grupo. O Savages guarda um tipo de feminismo ao melhor estilo P.J. Harvey, de garotas fortes, que não precisam usar o apelo sexy como força (no caso delas, a beleza um tanto exótica e andrógina também acaba contando pontos). As letras são dramáticas, denunciam o tédio, violência, tudo com um tom bastante teatral. Elas podem não ter inventado um gênero novo, mas conseguiram criar uma performance completa, que inclui música, expressão artística e muito apelo visual que deve inspirar um público ávido por novos ídolos. Não é pouco.

savagesSAVAGES
Silence Yourself
[Pop Noire/Matador, 2013]
Preço: R$ 35 (importado) ou via iTunes

Nota: 8,4

Leia Mais
WRY fala de esperança no novo disco Noites Infinitas