Na foto, primeira empresa cinematográfica de Pernambuco. Iniciativa do curso é inédita (Divulgação)

Na foto, primeira empresa cinematográfica de Pernambuco. Iniciativa do curso é inédita (Divulgação)

CINEMA FEITO EM PERNAMBUCO PELAS LENTES DA HISTÓRIA
Curso resgata memória audiovisual do Estado e analisa ciclos e movimentos que marcaram a trajetória do cinema local. As inscrições são gratuitas, mas com vagas limitadas

O excelente momento por que passa a produção cinematográfica em Pernambuco é inquestionável. A participação em festivais nacionais e internacionais, os prêmios recebidos, os elogio da crítica especializada e a boa recepção junto ao público tem dado visibilidade aos filmes locais e chamado a atenção de quem se interessa pela sétima arte. Por isso, conhecer de perto a história do cinema em Pernambuco, seus ciclos e movimentos, seguindo sua linha do tempo, pontuando fases, conquistas, cineastas e gêneros cinematográficos, mostrando sua importância até os dias atuais é fundamental para compreender a razão de tanto sucesso. E é com este objetivo que a Andréa Mota Produção e Comunicação em parceria com a Fundação Joaquim Nabuco, o Centro de Atitudes e a Eixo Audiovisual promovem o curso História do Cinema Pernambucano.

O projeto, aprovado pelo Fundo de Incentivo à Cultura (Funcultura), tem o formato de curso de extensão, o que é ótimo para a formação complementar de quem se matricular. A iniciativa é inédita no Estado e resgata a memória audiovisual do Estado, aproximando as gerações e travando um contato direto entre nomes importantes da história do cinema e os novos realizadores.

Na foto, os pioneiros Almeri Steves, Gerson Marinho e Ari Severo (Divulgação)

Na foto, os pioneiros Almeri Steves, Gerson Marinho e Ari Severo (Divulgação)

O curso tem o apoio da Revista O Grito! e é composto de cinco módulos. O primeiro sobre “”, será ministrado pelo professor doutor Paulo Cunha, um dos maiores especialistas sobre a fase do cinema mudo em Pernambuco. O módulo 02, “O Coelho Sai, O Canto do Mar e a Produção dos Anos 60 e 70”, será de responsabilidade da professora e mestra Raquel do Monte e o 03, “O Ciclo do ”, ficará a cargo de , autor do livro O Super 8 em Pernambuco. As aulas do módulo 04, “Baile Perfumado e a Retomada em Pernambuco”, serão ministradas pela professora e mestra , autora do livro O Novo Ciclo do Cinema em Pernambuco; e as do módulo 05, “A Produção Contemporânea”, ficarão com o professor e mestre, Luiz Joaquim, crítico da Folha de Pernambuco. O coordenador pedagógico de todo o curso é o professor Alexandre Figueirôa, doutor em estudos cinematográficos e audiovisuais pela Universidade de Paris III (Sorbonne-Nouvelle) e editor-executivo da Revista O Grito!.

As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas até o dia 03 de maio. O curso acontece entre os dias 13 e 31 de maio, contemplando 50 pessoas, e é oferecido de maneira gratuita. Sua carga horária é de 50h/aula e a duração de três semanas, de segunda a sexta-feira, no horário das 19h às 22h, na sala João Cardoso Ayres, na Fundaj do Derby. Os participantes receberão certificados. O plano de aula abrange todos os períodos pelos quais passou o cinema em Pernambuco, citando os principais nomes, ciclos e obras realizadas.

Serviço:
Curso sobre a História do Cinema Pernambucano
Inscrições gratuitas de 15/04/2013 a 03/05/2013 pelo e-mail historiadocinemape@gmail.com
Vagas limitadas. Procedimentos para inscrição: envio do currículo e da carta de intenções.
Mais informações: (81) 3463.6662
Local das aulas presenciais: Sala João Cardoso Ayres, Fundaj, Derby.
Data e horário: de 13 a 31 de maio de 2013, das 19h às 22h.

Programação:
Módulo 1: O Ciclo do Recife. – Prof. Dr. Paulo Cunha
Módulo 2: O Coelho Sai, O Canto do Mar e a Produção dos Anos 1960 e 1970. – Profa. Ms. Raquel do Monte
Módulo 3: O Ciclo Super 8. – Prof. Dr. Alexandre Figueirôa
Módulo 4: Baile Perfumado e a Retomada em Pernambuco. – Profa. Ms. Amanda Mansur
Módulo 5: A produção Contemporânea. – Prof. Ms. Luiz Joaquim

cinemape

Sem mais artigos