gravidade

Uma das cenas mais emocionantes do longa Gravidade, de Alfonso Cuarón mostra a personagem de Sandra Bullock conversando via rádio com uma voz que parece vir da China (ao menos assim ela espera). A astronauta da Nasa, Ryan Stone, está em uma cápsula espacial russa tentando voltar para a Terra quando consegue fazer contato com um homem. Agora, um curta-metragem mostra o outro lado dessa história.

Íntimo e assustador: a crítica de Gravidade

O tal homem, que a astronauta Stone pensa se tratar de alguém da Estação Espacial Chinesa, está na verdade na Groelândia. Ela percebe que se trata de alguém na Terra ao ouvir o som de uma criança chorando e um cachorro latindo. O ator Orto Ignatiussen interpreta o esquimó que se comunica em groelandês com Stone. Batizado de Aningaaq, que é o nome do homem ao outro lado da linha, foi dirigido por Jonas Cuarón, que é filho do diretor de Gravidade e coautor do roteiro.

O curta foi financiado pela Warner Bros., que esperava colocá-lo como um dos extras do Blu-Ray. No entanto, o burburinho ao redor desse pequeno filme pode levá-lo mais longe. Depois de ser exibido nos festivais de Veneza e Telluride, Aningaaq foi submetido para o Oscar na categoria de melhor curta-metragem de ficção. Com isso, são grandes as chances de figurar na premiação ao lado do filme que lhe deu origem, Gravidade, um dos favoritos do ano que vem.

Caso seja escolhido pelos votantes da Academia será a primeira vez que um filme derivado é indicado ao lado do longa principal no mesmo ano.

gravityspinoffshort

Leia Mais
Festival de Cinema de Vitória anuncia longas e curtas selecionados para Mostras Competitivas