Rafael Albuquerque02

O desenhista gaúcho , indicado ao Eisner Awards deste ano, ganha exposição individual em Porto Alegre neste sábado (9). Garage Days: o processo criativo de Rafael Albuquerque traz desenhos originais do quadrinista que há mais de 10 anos atua no mercado norte-americano de HQs e é um dos principais nomes do Brasil nesse meio. A abertura tem entrada gratuita e a visitação segue até 6 de agosto.

A exposição é uma ótima oportunidade para o público conhecer o processo de trabalho do quadrinista e conferir de perto um pouco do desenvolvimento criativo de capas e páginas de histórias em quadrinhos por meio de esboços, tintas e estudos de cenário e de personagens. “Rafael é um dos meus desenhistas favoritos porque seu trabalho consegue balancear uma quantidade incrível de energia e um estilo intenso de movimento com uma profunda qualidade humana”, disse o roteirista Jeff Lemire no livro Garage Days 2, em que o artista brasileiro abre seu caderno de rascunhos para o leitor.

Rafael trabalha desde 2003 para as principais editoras dos Estados Unidos como DC Comics e Dark Horse. Já ilustrou histórias do Batman, Wolverine e X-Force. Seu trabalho mais conhecido é a aclamada série Vampiro Americano, pela qual ganhou os prêmios Eisner e Harvey juntamente com Scott Snyder e o mestre da literatura de horror Stephen King. Também é cocriador das graphic novels HUCK (em parceria com Mark Millar, editora Dark Horse) e Eight: Forasteiro (com Mike Johnson, editora Image), trabalhos que este ano lhe renderam a indicação na categoria de melhor capista do prêmio Eisner este ano.

A exposição acontece na galeria hipotética (Rua Visconde do Rio Branco, 431, bairro Floresta, Porto Alegre).

Rafael Albuquerque04

Rafael Albuquerque03

Leia Mais
Festival de Angoulême adia edição presencial de 2021 por conta do coronavírus