Doc Segredos do Putumayo apresenta investigações sobre escravidão e assassinato de povos indígenas pela exploração da borracha

Filme será exibido no dia 1º de setembro no CineSesc, na programação do Mês Amazônia

Crianças carregando fardos de borracha. Foto de Roger Casement (1910). (Divulgação).

O documentário Segredos do Putumayo estreia no dia 1º de setembro no CineSesc, em São Paulo, como parte da programação do Mês Amazônia. Dirigido por Aurélio Michiles, o filme revela as investigações do ativista irlandês Roger Casement, cônsul britânico no Brasil na década de 1910, sobre a escravidão e o assassinato de milhares de indígenas forçados a trabalhar na coleta de borracha.

O astro irlandês Stephen Rea, integrante dos sucessos V de Vingança (2006), Entrevista com o Vampiro (19944) e indicado ao Oscar de melhor ator por Traídos pelo Desejo (1992), é quem dá voz a Roger Casement.

Segredos do Putumayo passou por diversos festivais importantes, como Hot Docs e Vancouver Intl Film Festival (Canadá), Galway Film Fleadh e Foyle Film Festival (Irlanda), Rencontres du Cinema Latino-americain (França), AFI DOCS (EUA) e Festival de Cine de Lima (Peru).

O doc conta com a participação de Angus Mitchell, historiador e escritor de O Diário de Roger Casement, livro que inspirou o longa, do escritor Milton Hatoum e de importantes moradores dos povos Uitoto, Bora, Okaina e Muinames, habitantes de La Chorrera na Colômbia, que testemunham sobre os ocorridos em seu território.

Em parceria com o Consulado Geral da Irlanda no Brasil, a exibição que acontece às 20h, será gratuita, e ainda vai promover um debate aberto ao público, contando com a presença de Stephen Rea, Angus Mitchell e a ativista indígena Vanda Witoto.

Stephen Rea interpreta Roger Casement no filme. Crédito Associação Cultural Field Day. (Divulgação).
Leia Mais
Novidades Musicais da Semana com Beyoncé, Maggie Roggers, Rosalía e UANA