Reprodução/Vimeo.
Reprodução/Vimeo.

Um documentário sobre a cena riot grrrl no Brasil busca financiamento coletivo para sua produção. Faça Você Mesma registra o movimento formado nos anos 1990 por bandas de essência punk e feminista.

Com previsão de estreia para dezembro de 2018, o filme resgata a cena riot grrrl que aconteceu no país na década de 1990, por meio de histórias de bandas como TPM, Kaos, Kolica, Anti Corpos e Santa Klaus, entre outras. São conversas com integrantes, fãs e imagens de arquivo que jogam luz em questões como o surgimento do movimento e o legado deixado na vida de cada uma dessas personagens – e também para a cena atual.

Leia Mais
In Venus e o punk que precisamos

“Vimos que estavam acontecendo várias produções documentais sobre a cena dos anos 90, começo dos 2000, entre livros e docs e percebemos que as mulheres estavam pouco representadas neles. Como vivemos essa cena e sabemos que houveram muito mais mulheres na música, resolvemos contar nossa própria história”, revela a produtora Patricia Saltara sobre a ideia do documentário.

Para a diretora Leticia Marques, o financiamento coletivo como formato de captação de verba foi um caminho natural – e o mais do it yourself possível para um projeto como este. “Conhecemos muitas pessoas da cena riot, do underground e do audiovisual, vimos que seria viável. É um tema atual e necessário, um registro que não existe e editais e negociações às vezes demoram para acontecer. Resolvemos fazer isso num modo guerrilha mesmo, porque precisamos contar essas histórias agora”, explica.

Os valores da campanha começam em R$ 20, com a recompensa de ter os nomes nos créditos do filme. Veja todas as faixas de apoio e suas recompensas na página da campanha no Catarse. A meta total da campanha é R$30 mil e ela ficará no ar até o final do mês de Agosto.

Leia Mais
Teatro Santa Isabel retoma projeto de shows e visitas