Longa deflagra obras censuradas de artistas a partir da ascensão da extrema direita no Brasil. (Divulgação).

O documentário Quem Tem Medo?, exibido no 27º Festival É Tudo Verdade, chega aos cinemas, com distribuição da Embaúba Filmes no dia 4 de agosto. Dirigido por Dellani Lima, Henrique Zanoni e Ricardo Alves Jr,  o filme foi gravado desde 2017, e acompanha artistas e performers que tiveram obras censuradas a partir da ascensão da extrema direita no Brasil, com o governo Bolsonaro.

Por meio de entrevistas com os artistas, registro das obras censuradas e discursos de deputados e senadores, o longa documental acompanha os casos de Wagner Schwartz (SP), Renata Carvalho (SP), Maikon K (PR), José Neto Barbosa (RN) e das montagens de Caranguejo Overdrive (Aquela Cia de Teatro, RJ) e RES PUBLICA 2023 (A Motosserra Perfumada, SP).

 O enredo mostra como os mecanismos de censura deixaram de ser explícitos e foram atualizados, através de: assédio judicial, enfraquecimento de mecanismos de controle, aparelhamento ideológico, estrangulamento financeiro, campanhas de difamação; além das consequências nas vidas dos artistas após as violências a que foram submetidos.

Leia Mais
Festival FALA! debate meios de comunicação independente e lança edital de fomento