Detalhe do desfile da marca Lizzy, no ano passado. (Divulgação).
Detalhe do desfile da marca Lizzy, no ano passado. (Divulgação).
Detalhe do desfile da marca Lizzy, no ano passado. (Divulgação).

O Dragão Fashion Brasil, voltado para moda autoral e inovadora, começa nesta quinta (7), em Fortaleza. Este ano, o evento se muda para o Terminal Marítimo de Passageiros do Porto, onde aconteceram as primeiras edições. Serão 32 desfiles, além de palestras, workshops e debates. Nomes importantes do cenário independente da moda estarão presentes, como Mark Greiner, Lindebergue Fernandes, Melk Z-da, Weider Silveiro e Vitorino Campos.

Leia Mais: Dragão Fashion Brasil
Lizzi cria cenário retro-futurista e dark em nova coleção
Marca 2|Dois desconstrói modelagem masculina
Lindebergue Fernandes nos bailes de gafieira

Um dos promessas deste ano é André Sampaio, cearense de apenas 21 anos, vencedor do concurso Ceará Moda Contemporânea 2014, promovido pelo Sinditêxtil-CE. Vai estrear no DFB 2015 com uma coleção inspirada na antologia de fotos do clã cearense “Pontes Vieira”, com quem possui parentescos e que traz registros narrados desde 1870. Outro nome para ficar de olho é Jadson Ranieri (SP). Pernambucano natural de Cupira, no Interior do Estado, ele fez carreira em São Paulo, onde chamou atenção na Casa dos Criadores. Desfila pela primeira vez no DFB com uma coleção de tempero étnico.

O cearense João Paulo Guedes, nascido em Quixeramobim, sertão do Ceará, foi para Toronto, no Canadá, onde estudou Design de Moda na George Brown College e depois passou três meses na Índia em um intercâmbio de moda. Ele faz parte da semana de Moda de Toronto e retorna ao DFB depois de ser destaque em revistas como Forbes e Vogue Itália.

De Pernambuco, Melk Z-Da traz o seu conhecido experimentalismo em uma coleção inspirada no folclore, no cinema e nas artes plásticas. Já Wagner Kalieno (RN) foi o vencedor do Rio Moda Hype em 2010 e vem conquistando território nacional elaborando peças com recortes e mistura de materiais, numa linguagem sexy e contemporânea.

Estilista cearense comemorou 20 anos de carreira ano passado. (Foto: Divulgação).
Estilista cearense comemorou 20 anos de carreira ano passado. (Foto: Divulgação).

Mestres

Em seus 16 anos, o Dragão Fashion Brasil ajudou a legitimar nomes importantes da moda autoral brasileira. Por isso, desfiles de Lindebergue Fernandes, Ronaldo Silvestre e Weider Silveiro são bastante aguardados pelo público.

Cearense reconhecido por por criar peças inspiradas em suas lembranças afetivas e na cultura popular brasileira, Lindebergue participa do DFB pela 13ª vez. Sua vontade de trabalhar com moda surgiu bem cedo, quando assistia as telenovelas. Ronaldo Silvestre (MG): Jovem empresário formação em desenho industrial, design de moda e desenvolvimento sustentável, possui uma marca de roupas homônima, onde assina coleções de moda sustentável. No DFB 2015, vai apresentar “Flores da Guerra”, uma coleção composto por refugos de jeans, camuflados, chitas e seda artesanal que definem formas e recortes dos looks tendo como inspiração os contornos e silhuetas das árvores.

Já Vitorino Campos (BA) tem chamado atenção pela sua estética minimalista, com sofisticadas linhas e de desenvolvimento sob medida para “mulheres reais”. Por fim, Weider Silveiro (PI) é um dos nomes mais importantes da moda brasileira atual. Radicado em São Paulo, ele se inspira nos grandes centros difusores de moda para criar suas coleções.

Este ano o evento acontece no Terminal Marítimo. (Divulgação).
Este ano o evento acontece no Terminal Marítimo. (Divulgação).

Crise?

Na contramão da crise em que o País se encontra, o evento representa um setor que está em alta no mercado, revelando o diferencial da economia criativa do Estado. Dados do Anuário da Moda do Ceará, lançado em 2014, mostram que a moda movimenta no Estado 64,9 mil empregos formais; 1,7 mil empresas do setor de têxteis e confeccionados somente no Ceará; e a estimativa de crescimento para o segmento é de 8,3% para o nicho de artigos confeccionados, e 4,6% para o de têxteis.

“Há 16 anos, o evento contribui para o mercado da moda, fomentando a formação dos profissionais e criando ambientes de network e negócios, mas sempre mantendo o olhar próprio de valorização da cultura”, disse o idealizador e organizador do DFB, Cláudio Silveira.

Veja o line-up:

André Sampaio
ASAP
Paulo Marttins
Weider Silveiro
Aládio Marques
Lenita Negrão
Jadson Raniere
Ronaldo Silvestre
Cristina Crawford
Bikiny Society
Lizzi
Riccardo San Martini
Almerinda Maria
Lindebergue Fernandes
Ivanildo Nunes
Gisela Franck
João Paulo Guedes
Wagner Kallieno
Receba Sampaio
Jefferson Ribeiro
Lino Villaventura
Melk Zda
Vitorino Campos
Rchlo

Leia Mais
HQ Um Lugar do Caralho marca a estreia da editora Hipotética