Duo FUZAKA reforça a valorização da cultura brasileira no álbum visual Forró Eletrônico

Trabalho vem com três faixas instrumentais e animação assinada por Alexandre de Maio

Foto: Jaque Rodrigues. (Divulgação).

O duo FUZAKA, formado por Fernando Barroso e Ricardo Mingardi, lança o EP visual Forró Eletrônico. Com três faixas instrumentais, a produção consiste na jornada de dois personagens inspirados na dupla imersos num cenário de ilustrações futuristas que abrem diálogo sobre a importância do resgate e divulgação da cultura brasileira. A identidade visual foi concebida pela quadrinista Talita Correia e a animação é assinada por Alexandre de Maio.

No roteiro, Kazvmba é brincante de Bumba Meu Boi (MA) e também produtor musical, enquanto RABEQUEIRO é um grande tocador, construtor de rabeca e conhecedor das tradições. Juntos, promovem bailes clandestinos chamados de FUZAKA e, através de uma pedra mágica OTÁ, se locomovem pelo tempo, com uma Kombi, passeando em um universo onde todas as manifestações artísticas e ancestrais são oprimidas.

O EP é marcado pelas influências em ritmos afro-indígenas e música eletrônica, além de resgatar uma raiz fincada no nordeste. “A gente tem forte influência da rabeca nas composições, principalmente do forró pé de serra. Iniciamos nossa carreira com versões de músicas de artistas do gênero, como Mestre Ambrósio, Seu Nelson da Rabeca, Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro”, contou o duo.

O trabalho traça ligações às histórias de Encantaria, procurando afirmar as raízes de pesquisa dos artistas, com uma narrativa que busca evidenciar, a ancestralidade, os saberes e a importância da arte e da cultura de um povo. Forró Eletrônico foi contemplado em 2021 pelo fomento ao forró da prefeitura de São Paulo.

Confira o EP:

Leia Mais
Tássia Reis lança o single “Rude” falando sobre a liberdade do corpo