Em segunda edição, livro Ópera no Recife resgata a história da cena operística local

Publicado pela Cepe e Titivillus Editora, a obra será lançada nesta quinta (10), no Museu do Estado de Pernambuco; a entrada é gratuita

(Foto: Kenny Filiaert/Unsplash).

A Cepe Editora e a Titivillus Editora lançam nesta quinta-feira (10), no Museu do Estado de Pernambuco (Mepe), a partir das 19h, a segunda edição do livro Ópera no Recife: Vozes, Bastidores, Espectadores, dos historiadores Karuna Sindhu de Paula, Felipe Azevedo e Souza e do maestro, compositor e pesquisador Sérgio Deslandes. O evento contará ainda com uma apresentação da ópera Emparedadas, livremente inspirada no título A Emparedada da Rua Nova, do recifense Carneiro Vilela.

Capa da segunda edição do livro “Ópera no Recife: Vozes, Bastidores, Espectadores”. (Foto: Divulgação).

O livro, que ganhou há quatro anos uma primeira edição reduzida, esgotada em pouco tempo, é um dos raríssimos estudos sobre a produção operística local e resgata a cena musical erudita nos séculos 19 e 20, revelando ter sido Recife um importante centro cultural do continente americano e por onde passaram dezenas de companhias europeias.

Em capítulos dispostos como um libreto operístico, organizado de acordo com a estrutura de uma ópera, a obra revela o esforço e a busca por espaços e formatos de expressão artística mais apurados, uma vez que as artes eram um importante indicador do cosmopolitismo das cidades na época. “A agitação da ópera no Recife, por exemplo, criou um intenso intercâmbio entre artistas estrangeiros e nacionais, movimentou a economia de produtos de luxo, a oferta por aulas de canto, aguçou debates estéticos e morais, avivou disputas políticas”, destaca Felipe Azevedo e Souza.

Além de evidenciar a produção operística do século 19, a pesquisa, que resgata a história, protagonistas e personagens da ópera, também avança até os anos 2000, analisando aspectos diversos da cadeia produtiva da ópera no Estado.

SERVIÇO:
Lançamento do livro Ópera no Recife
Entrada franca
Dia: Quinta-feira, 10 de novembro
Onde: Museu do Estado de Pernambuco (Mepe)
Horário: 19h
Endereço: Avenida Rui Barbosa, 960, Graças.
Preço do livro: R$ 35,00 (impresso) e R$ 14,00 (E-book)

Leia Mais
Trilha do longa Pantera Negra: Wakanda Forever traz Rihanna e mais de 40 artistas internacionais