Encontro de Cultura Fulni-ô retorna ao formato presencial com shows no interior de PE

O 6º Encontro de Cultura Fulni-Ô reúne as bandas Fetxha, Banda de Pífano Fulni-ô e Coco de Roda do Cabo

O grupo indígena Fetxha. (Foto - Jorge Farias /Secult PE -Fundarpe)

A cidade de Águas Belas, localizada no Agreste pernambucano abriga nos próximos dias 18 e 19 de março o 6º Encontro de Cultura Fulni-Ô. Entre as atrações estão os grupos Toré de Búzios, Grupo Fetxha e a Banda de Pífano Fulni-Ô

Com incentivo do Funcultura (PE), o evento acontece na Escola Indígena Marechal Rondon, unidade de ensino da Aldeia Fulni-ô e contará, a partir das 15h, com exposição de artesanato indígena, rodas de diálogo, cineclube, aulas de recreação e shows dos grupos Toré de Búzios, Infantil Txatxilea, Ciranda Porto de Galinhas, Banda de Pífano Fulni-Ô, Coco de Roda do Cabo, Grupo Fetxha e Forró Pé-de-Serra Fulni-ô.

“O evento marca a volta do público às atividades da programação do festival, e o nosso foco permanece na preservação, manutenção e valorização dos grupos indígenas da tribo fulni-ô (Toré, Txatxilea, Banda de Pífano, Fetxha e Forró Pé-de-Serra) de Águas Belas”, ressalta Marcos Moraes, coordenador-geral do festival.

A tribo Fulni-ô é conhecida pela preservação de sua cultura e língua originais. Eles são os únicos índios do Nordeste brasileiro a manter um dialeto próprio, ainda bastante ativo, o Ia-tê (ou Yaathê). Eles também são conhecidos pelo ritual secreto, o Ouricuri, que acontece no mês de agosto.

O 6º Encontro de Cultura Fulni-Ô vai cumprir os protocolos estabelecidos pelas autoridades médicas e sanitárias em relação ao novo coronavírus.

Para mais informações a respeito do evento, acesse o perfil do Instagram @faroldavila.

Leia Mais
Fenearte 2022 homenageia os 30 anos do Mangue Beat