O carioca Phelipe Cruz é dono do Papel Pop, um dos blogs mais divertidos da internet. A idéia do blog é cobrir o mundo da cultura pop com muito bom humor. Mas sua fama foi conquistada, principalmente, por mostrar celebridades em situações desconfortáveis. Com mais de 40.000 visitantes diários, é um projeto bem-sucedido do recém-formado em Jornalismo, que começou com o antigo blog Philipinas a falar sobre o mundo do entretenimento.

Graças à visibilidade que conseguiu com o Papel Pop, Phelipe conseguiu um emprego no site da Capricho, planeja comprar um apê em NY e pedir dicas de estilo à Britney. De São Paulo, falou por email com O Grito! para esta entrevista que inaugura a sessão com personalidades da Imprensa. Por Paulo Floro

O GRITO!: Como surgiu o Papel Pop?
Phelipe Cruz: Criei o Papel Pop porque queria fazer algo maior, mais profissional e mais organizado que o blog antigo, o Philipinas. Antes eu falava muito sobre mim, publicava os contos que escrevia (que raramente faziam sentido no meio dos posts) e não tinha um foco especial em cultura pop: cinema, televisão, música e celebridades. Mas não vejo muita diferença entre os dois. O Papel Pop continua tendo as mesmas asneiras e as melhores novidades do mundo pop, só que de forma mais organizada.

O Papel Pop é bastante ácido em alguns comentários. Aqui no Brasil, você já recebeu alguma crítica negativa de alguém citado nos posts?
Não. Prefiro acreditar que as pessoas entendem que estou somente brincando e que a minha acidez é só para disfarçar o doce de pessoa que eu sou. Não ficou fofa essa resposta?

Você agora trabalha no site da Capricho. Este emprego foi consequencia direta do sucesso do site?
Eu acredito que sim. Quando me chamaram para ser o editor do site da Capricho, o Núcleo Jovem da editora Abril já conhecia o Papel Pop. Trabalhar aqui é ótimo e muito divertido. As meninas que lêem o site da Capricho são muito interessadas em cultura pop, cinema, música e ídolos. O meu grande desafio, no entanto, é trazer a novidade para essas internautas. E isso é uma tarefa complicada porque atualmente elas já sabem de tudo antes de todo mundo.

O blog já teve um retorno financeiro?
Já teve, está tendo e espero que continue assim por um bom tempo. É que eu preciso comprar um apartamento em Nova York.

Nos Estados Unidos, os blogs são bem respeitados como mídia, sobretudo os blogs políticos. Como você acha que funciona aqui no Brasil?
Não só os blogs políticos são respeitados como mídia poderosa nos Estados Unidos. Aqueles especializados em música, celebridades e cinema (como o Stereogum, o JustJared e o próprio PerezHilton) são constantemente chamados para cobrir festas importantes do mundo do entretenimento nos Estados Unidos. Os norte-americanos já perceberam a força dos blogs. Muitos blogs têm mais leitores que jornais e revistas atualmente. No Brasil, para variar, a história é diferente. Aqui também existem blogs famosos e muito acessados, mas eles ainda são vistos como algo menor, não confiável e que não podem ser levados à sério.

A brincadeira com a foto de Marta Suplicy foi tirada do ar. Houve algum tipo de censura, mesmo que discreta?
Não houve. Eu tirei do ar porque não gostei. Ri quando vi pela primeira vez, publiquei por impulso, mas a brincadeira perdeu a graça alguns minutos depois e pareceu agressiva demais para mim. Mas não que a Marta Suplicy não mereça a zoação… [Nota do Editor: A foto de Marta fazia referência ao polêmico “relaxa e goza” dito pela ministra sobre o caos aéreo. Na foto, um pênis derramava sêmen na cara de Marta ao simples clique no mouse.]

Qual celebridade gostaria de encontrar ao vivo?
Britney Spears. Queria pegar com ela algumas dicas de estilo e bom comportamento.

Incrível celebridades como Britney renderem tanta audiência no auge e na decadência. Posts estrelados por ela são recordes de comentários, teve um com mais de 200…
Não é impressionante a quantidade de gente que adora a Britney? Eu sempre fico assustado.

Como foi a experiência de cobrir a área política durante um tempo, como você cita no Papel Pop?
O assunto é chato e monótono, mas eu consegui me divertir mesmo assim. Salvas algumas exceções, se você pensar bem, os políticos não são muito diferentes das celebridades. Eles também estão ali para agradar o público, dizer muita asneira para aparecer, vestir roupas estranhas e fingir que se interessam pelo bem do país ou do mundo.

O que você anda ouvindo? Como foi a experiência de Dj?
Eu ando ouvindo Amy Winehouse sem parar. A cantora britânica tem atitude, música boa, canta como as divas do jazz, é extremamente autêntica e deve ficar por aí por um bom tempo (para a minha felicidade). A música pop precisa de gente como a Amy Winehouse. Eu não sou DJ. Diz que eu sou um “cara que toca músicas boas uma atrás da outra”.

Quais blogs são referência pra você?
Se eu citar só alguns vai ser covardia porque eu leio trocentos blogs por dia. Mas eu só leio blog bom. E blog bom para mim é aquele que traz novidade, que não abusa da paciência (e da vista) do leitor de internet ao fazer textos gigantes com letras minúsculas, que diverte, tem personalidade, que não fala sobre o que comeu no almoço e que publica foto tosca da Britney. Assim é legal!

Se tivesse o dinheiro de uma Paris Hilton…
Eu teria uma amiga chamada Nicole Richie, iria em todas as festas do mundo, dirigiria embriagado e depois refletiria sobre a minha vida na cadeia. Eu seria bem original.

  1. “As meninas que lêem o site da Capricho são muito interessadas em cultura pop, cinema, música e ídolos”. ISSO É QUE É CULTURA, ENTÃO?

  2. Eu gosto dos comentários ácidos, mas ele dá muito valor para essas cantoras ralés como Britney Spears. Eu prefiro que tirem o sarro delas ao invés de elogiar sua suposta “capacidade de cantora”.

  3. Gosto do papel pop principalmente para saber das celebridades, só ke vc só´fala mal da britney, vc poderia respeitar nós fãs da britey se vc não mudar o roteiro o papel pop vai ser só´mais um site,cara tô falando de boa,muda um pouco a britney nãõ merece tanta agressão

  4. Esqueci que sem a Britney não tem repercussão né, maior prova é o fato de até a revista abordar isso. (2)

    FALA MAL MAS NO FUNDO GOSTA….

    britney É DEMAIS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  5. Phelipe é tudo de bom! Super antenado em tudo que acontece e, consequentemente, nós também. Claro, não agrada a todos mas, existe alguma coisa que agrade à todos? Eu por exemplo não gosto de Coca-Cola mas, se estiver com sede e não quiser tomar água, vai Coca, ué! Vou sair reclamando?? Quem não gosta clica na barra de links e começa escrevendo http://WWW……. Eu nem digito papelpop.com porque é a minha home!
    Bjork é demais, a Britney escorrega mesmo na lama, esqueceram de enterrar a Amy e o namorado da J.Lo não combina com ela!
    Estamos antenados graças ao Phelipe! E melhor de tudo, consigo trabalhar normalmente e sobrevivo a todas as notícias! Melhor do que ver desgraças na tv!

  6. Papel Pop tem um humor duvidoso, e por vezes imbelcimente incorreto que se tranforma em algo irreverente.

    Por isso que eu sempre leio, e a cada post, dou risadas dos comentários mais excêntricos.

    As pessoas não deveriam levar ao pé da letra, e esse conselho é tanto para os fãs da Britney quanto para os que acham que tudo é um lixo.

  7. A maneira que os fãs demonstram a proteção a Britney só infla mais o ego desenfreado dela, com certeza ela sabe desse apoio confuso, infantil e desengonçado que os fãs oferecem a ela. E acredito que isso atrapalha a própria Britney de colocar a cabeça no lugar e organizar sua vida.

    Ela sempre tem uma desculpa, como disse a Paula lá em cima “É difícil ser a Britney, só a criticam e não percebem que ela passou por MUITA coisa nos últimos tempos.” e assim ela sempre tem um colo de pessoas que com certeza não a conhecem como ela realmente é, e o que ela realmente faz, mesmo assim, mesmo conhecendo a Britney intimamente, é justificável? Inúmeras pessoas passam por dificuldades, podem até cometem impulsividades mas de algum modo mantém dignidade e respeito por si próprio. Por favor, pergunte pra sua empregada doméstica ou pra sua coleguinha pobre da sala de aula as dificuldades que ela tem dentro de casa. Pessoas passam e vivem com dificuldades mas conseguem manter a cabeça no lugar e viver da melhor maneira possível mantendo a dignidade. Claramente ela não faz isso, e acredito que nem sabe o que está fazendo da vida. É normal, ela é jovem e ainda tem muito o que aprender, seja no mundo da fama ou na casa da sua mãe, ela tem muito que aprender e crescer assim como fãs tão radicais que defendem cegamente o que não conhecem, inflam descontroladamente seus ídolos e egos em busca de segurança e aceitação. É tudo normal e natural, mas acredito que deixar a Britney apenas como uma fonte de diversão, de gozação e de curtição (seja pelas músicas deliciosamente cafonas ou pelas vaginas) é a melhor coisa para todos.

    Pra resumir esse vômito todo de palavras: Daqui a 5 anos vocês vão cagar e andar pra Britney pq haverá coisas mais importantes, como a vida de vocês, para se preocupar. Relaxem e gozem.

  8. nossa, que ridículos esses fãs afetados da Bitchney… huahuahuauhahu

    Adooooro o PapelPop. Vou até citá-lo na minha monografia!
    E não, não vou citar a puta careca, sem talento, drogada e comedora de cocô da Britney Sperms. Mordam-se paga-paus! =P

    Ela é li-xo.

  9. “Ela é mais que uma artista, ela é mais que uma cantora, ela é um fenômeno! Britney Spears, você vai me desculpar o clichê, é um Ícone, uma daquelas figuras que sintetizam e definem uma época.

    Uma celebridade planetária, tem a vida particular esmiuçada por dezenas de milhões de fãs. Quem já viu de perto garante que nem bonita ela é, tem o rostinho meio sem graça, corpo esquisito, reto, sem curvas. Mas quem se importa? Vai falar isso pra menina que sonha em ser a Britney Spears, ou pro menino que sonha com a Britney Spears.

    Pra mim ela deixou de ser humana há muito tempo, nem é preciso saber se ela sabe cantar ou não, se ela colocou silicone nos peitos ou se ela canta ao vivo ou dubla. Britney Spears se entende na prática.”

    Álvaro Pereira Jr. [Crítico musical e Jornalista da TV Globo]

  10. Papel POP é uma Merda.

    Papel POP é uma Merda.

    Papel POP é uma Merda.

    Papel POP é uma Merda.

    Papel POP é uma Merda.

    Papel POP é uma Merda.

    Papel POP é uma Merda.

    Papel POP é uma Merda.

    Papel POP é uma Merda.

    Papel POP é uma Merda.

    falei.

  11. “Rapaz, se esse phelipe e seu papelpop fosse bom não teria essa rejeição toda. De 20 comentários vejo 13 negativos, isso não é bom para um começo não.”

    O que são 20 comentários, perto de 40.000 visitas diárias AHUAHUAHUAUHAUAHAUHAUUAH
    definitivamente tem gente que “abre a boca só pra falar asneira” e pior: Começo do q?
    até onde eu sei, ele passou do começo fazzzz tempo.

    E Britney… a tah, aquela gorda q cantava toxic, lembrei…

  12. Quem tem o dever de ser exemplo e passar mensagens são nossos pais e não uma artista. A Britney vive a vida dela da forma que quer,e suponho eu que nem vc nem ngm tem nada com isso! Bjs

  13. Bittencourt, como a própria Britney diz:

    “Acredite em tudo o que vc vê em revistas de fofoca, afinal vcs são inteligentes e eu sou a estúpida”

    KKKKKKKKKKKK AMOOO :*

    Britney arrasa!

  14. Bela entrevista Floro! Esse cara do Papel Pop( que pode ser muito visitado, mas sem conteúdo.) é uma merda. Ah, admirar a Britney é demais!!!!!!! Essa puta faz de tudo pra aparecer e ainda tem gente que paga pau! Vão se fuder!!!!!!!

  15. ‘trazer todo esse lixo’ foi f****… só demostra a falta de respeito por aqueles que ainda perdem tempo lendo o site DELE.

  16. Percebe uma certa arrogância em seus comentários? “Desculpa trazer todo esse lixo para seu site.” Ou seja quem comenta no Papelpop lê lixo, fala lixo, e comenta lixo. Mas será que ele se esqueceu de algo? Quem tá pagando o tênis adidas dele, a passagem para ponte aérea é o papel pop, é audiência. São as visitas, parece que ele não saca isso. Esse papel pop vai fechar logo logo… Com um cara desses a frente do site.
    Só o que ele acha engraçado é engraçado, só o que ele fala é legal, concordo com a pessoa la em cima esse cara tem a mente meio fechada mesmo. Papel pop arrogância e lixo (nos textos e nos comentários).
    Sucesso.

  17. Rapaz, se esse phelipe e seu papelpop fosse bom não teria essa rejeição toda. De 20 comentários vejo 13 negativos, isso não é bom para um começo não. Se colocar com essa rejeição, vejo gente com raiva de vocÊ, tá tudo bem são fãs loucos de britney. Mas vejo pessoas falando da sua vida! Isso é péssimo. Enfim, o papel é um site com algum conteudo aproveitável, mas tinha tudo para ser um site “favoritado”.
    Mas não é.

  18. verdade.
    get a life.
    vc nunca vai sair de um site de internet desesperado por page views pra ver se é notado :)

    mas admito q vc é inteligente, falar da britney realmente tira as teias de aranha dos comentarios :)

  19. naum gosto muito dos textos dele
    ele tem a mente um poko fexada
    e conclusões precipitadas
    ..
    gostava do philipinas
    o papelpop é meio forçado
    ..
    mas q eu sempre leio
    isso eu naum posso negar
    seauihaesiusea
    ;***
    o/

  20. putz phelipe que entrevista chata..sinceramente vc podia ter feito coisa melhor!kkkkkkk
    brincadeira…té q não ficou tão ruim assim…

  21. Uhu! O recalque esta rolando solto nos comentários daqui. Socorro! =)
    Siga em frente, Phelipe, eu te desejo todo sucesso do mundo. Quando você comprar seu apartamento em N.Y. (eu sugiro Paris, pq é mais chique), me convida para um drink. Te dedico. :*

  22. phelipe é um carinha xato,
    com um humor idiota,
    que poe coisa no ar, depois tira, ou seja tem ‘medinho’.
    tem um pseudo-emprego em uma revista de conteúdo insignificante.
    isso é papelpop, vc vive sem?
    eu vivo.

  23. Revista O GRITO?
    que isso?
    HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH
    phelipe vc era melhor no philipinas falando de roupas, perfumes e coisas de gay encubado… (feito vc)
    Papel Pop tá um saco, meio “radicalzinho” tentando chamar atenção. A única coisa que bomba no Papel é quando falam mal da britney. O que isso tem de interessante? É fútil assim como o blog, e como o dono.
    kiss’

  24. Seguinte,
    O felipe não pode ser chamado de cult,porque ele se veste como carioca…falta só a foto de sunginha no orkut!
    Depois se vcs notaram esasemaa sai uma foto da Madonna esquelética
    enrrugda,mas passou batido com um mísero comentário….
    Seginte:vamus continuar ajudando-o a comprar o apê em NY e o boy pr fod** le 7 vezes por semana!

  25. “O GRITO” de desespero ne? Falar da britney pra render pageviews não é legal. hahahaha

    Fale bem ou fale mal, ela fica eh mais popular! E vcs? quem são msm? kkkkkkkkk

  26. Hey, posso dar minha opinião ?
    Já que vc não é muito com a cara de dona britney Spears, porque vc nao usa maiis seu tempo pensando nos cd´s de suas divas que estão caindo direto nos charts ?
    Aliás, porque vc nao entra nos sites de letras de musicas e ajuda suas divas que estão atras da Britney mesmo assim ?

    Porque será que TODOS OS SEM PERSONALIDADES tem essa mania de mecionar britney na entrevistas ?

    parece ateh a Avril, ateh gosto dela, mas ela sempre meciona britney cara !
    Isso é regra ?

    Preocupa-se com sua entrevista e com suas divas que estao caindo equanto a dona britney sobe ok ?

  27. É ridículo e patético o que falam sobre a britney. É como se falar mal dela fizesse de vcs ou de seus ídolos pessoas melhores.

    Próxima vez que forem falar mal dela, olhem pro espelho e riam de vcs. LOSERS

  28. Britney Spears é uma séria doença que destruiu carreiras de vários artistas.

    Eu não estou aqui para discutir quem é a melhor, porque isso é baseado em opinião pessoal.

    Mesmo aqueles que mais “odeiam” a Britney sabem que um enorme número de artistas ficaram na sombra da Britney nos últimos quase 10 anos. Olhe para as vendas de cds, público em shows, e audiência nas rádios.

    Porque isso?

    Você pode chamar Britney de “super exposta”, “super valorizada”, “sem talento” e “chata”, mas se você acha realmente tudo isso, porque você usou seu tempo para procurá-la no Google, Youtube ou Comunidade/Fórum para falar dela?

    Aparentemente ela é interessante o bastante para você escrever sobre ela.

    Aparentemente ela é interessante o bastante para você devotar tanto tempo para ela.

    Eu por exemplo tenho grandes dificuldades em escrever e falar sobre coisas que eu não gosto. E você?

    O que me deixa confuso é ir no Youtube e ver vídeos da Britney e ler um comentário do tipo: “Esse vídeo é uma m****.” Demorou o vídeo inteiro para você perceber que o vídeo não era bom, ou você achava que ficaria bom nos últimos 5 segundos? Aparentemente, você deve ter gostado, se não, não teria sentado e visto o vídeo inteiro.

    Outra coisa é quando eu clico em uma notícia sobre Christina Aguilera, Madonna, Beyónce, Bjork e o nome de Britney sempre está lá.

    Porque você fala sobre ela? Nem Britney nem seu playback aparecem no vídeo de “Hung Up” por exemplo, então porque voce precisa falar dela?

    Ela está em sua mente ou o que? Será que você sempre pensa nela? Estará ela em seus sonhos? Você basicamente prova que tudo que eu disse é verdade.

    Com o tempo que você gastou para fazer esses comentários sobre ela, você poderia ter comprado os álbuns de Christina, Madonna, Bjork, Beyonce, ou de qualquer outro artista que você gosta e que precisa de sua ajuda.

    O impressionante é que esses fãs não estavam prestando atenção quando ‘Back to Basics’,’20 Y.O.’ e ‘Volta’ estavam caindo nos charts. Quem sabe eles estavam muito ocupados falando sobre Britney para perceber que os álbuns de seus artistas estavam a venda.

    Para os fãs de outros artistas, venha falar alguma coisa quando seus artistas venderem mais de 1.300.000 mil cópias na primeira semana.

    Não fique com raiva de Britney, ela só está ganhando seu dinheiro. Fique com raiva das gravadoras, que não promovem os álbuns das outras direito.

    ficadica Phelipe

  29. Aff.. para de falar mal da britney! Antes ela “decadente” que é alguém na vida, que vcs “pseudo-cults” que falam nela só pra ter ibope.

  30. Por incrível que pareça, mais infantis que os fãs da britney é vc Phelipe, que aumenta toda essa polêmica em troca de pageviews.

  31. É muito fácil julgarem a Britney sem estar no lugar dela.

    Mentiras são escritas sobre ela TODOS os dias, ela é seguida por dezenas de paparazzis que enfiam as câmeras praticamente na sua cara.

    Quem não erra? A diferença eh q seus erros não serão capas de jornais.

  32. Britney decadente??

    É muito engraçado essas pessoas que não tem auto-crítica e acreditam em tudo o que lêem em tablóides. Como diz a britney “acreditem em tudo o que vcs lêem em revistas, afinal vcs são os inteligentes e eu sou a estúpida” hahahaha

  33. existe um site chamado perezhilton.com, o site não é lá aquelas coisas, mas pode ter certeza que é bem melhor do q esse seu site.

    sim, concordo com uma pessoa acima, vc deve ser fã da madonna e está aborrecido pq sua amada está ficando esquelética, e que a era dela está acabando.

    tudo bem, você pode ficar como fã da britney, claro, você gostaria de dar aulas e como se comportar, até parece que você é um santo né.

    cara, arrume outro emprego, do jeito que você é, no MAXIMO vc conseguirá um emprego de gari!

  34. Já existe um personagem com essas características:

    perezhilton.com/

    Ele é mais criativo que vc.
    Por favor, escolha outro emprego.

  35. O que é papel pop??
    eh de comer???
    nunk ouvi falar..

    *SEM COMENTÁRIOS IDIOTAS PARA ESSAS PESSOAS INSIGNIFICANTES*

    naum gosta dela guardaessa opinião pra tu mesmo!
    Eh difícil se conformar q Britney seeeempre vai estar no auge..

    ELA PODE!!

  36. É difícil ser a Britney, só a criticam e não percebem que ela passou por MUITA coisa nos últimos tempos.

    MAL POSSO ESPERAR POR SEU NOVO CD!!!!

  37. DECADENTE????!!!

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    Se pra essa revistinha de MERDA ser decadente é ficar 4 anos de férias, e msm assim continuar milionária, viajar o mundo em seu jatinho particular e comprar carros sem nem olhar o preço…O que são vcs hein?!?!

    Vão ser alguem na vida antes de falar merda da britney!

  38. Pq vc fala na Britney Spears se ela te incomoda tanto?! Quase todos os seus posts tem alguma menção a ela, não entendo! Se não gosta, IGNORA.

    Foca na Madonna, Bjork… que com certeza vc ganha mais!

    Oops!

    Esqueci que sem a Britney não tem repercussão né, maior prova é o fato de até a revista abordar isso.

    A idéia do blog é ótima, apesar de nada original e sinceramente cansa mto essa perseguição a ela.

    Bjsmeliga

  39. Tô rindo muito com os comentários.

    Ph, ser um carioca metido a paulista cult? rs Só rindo de quem acredita nisso.

    Esses fãs da Britney são piores que os da Mariah, não tem senso de humor e não aceitam zuação. Que pena.

    Ph é zuação, carisma, atitude, risadas e muito estilo (leia-se: adora camisas vermelhas).

    Ahaza mesmo, e como diria uma artistazinha pop meio famosinha: “falem mal, mas falem de mim”

    suuuuuucesso

  40. Ele é inteligente e bem-huumorado… num certo sentido parece um anti-carioca, mas não é!!! Fica evidente, lendo o Papel Pop, um certo “desapego”, deboche e irreverência q são tipicamente cariocas… ou q pega muito bem com quem bebeu da água do Rio… sei lá!!!

    P.S> Por que tu deixou de falar comigo?? Não aguenta zoação tb??

  41. Adoro o Papel Pop! é meu vício de leitura diário, fico arrasada quando só tem uma nova notícia, mesmo esculachando a Britney (da qual gosto muito) tenho que admitir que ele tem um humor sarcástico incrível…

  42. phelipe é u carioca metido a paulista, que se acha o ‘cult’.
    que idolatra bjork e esculaxa britney e tem um amor por madonna. faz piadas estranhas e se acha o maximo.

  43. Phelipe é o máximo! Adoro! O Papel Pop é sensacional. Leio TODOS os dias, virou uma referência de leitura pra mim! Sou fã!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais
Entrevista com Marcelo D’Salete: “O racismo opera na lógica de negar a humanidade dos outros”