A HQ , do argentino Héctor Oesterheld (1919-1977) e do italiano (1927-1995), ganhará edição inédita no Brasil pela Figura Editora. A parceria entre os dois artistas saiu originalmente na Argentina em 1957 e é considerada um clássico entre as narrativas de guerra.

As histórias trazem o experiente repórter de guerra Pike cobrindo grandes conflitos da história humana. Seja nos campos de batalha da Segunda Guerra Mundial, da Guerra da Coreia ou da Guerra do Vietnã, o jornalista dá voz aos dramas dos soldados rasos e a gente comum, e traz uma visão humanista, sem maniqueísmo, que revela que o valor humano não escolhe lado: o único mal verdadeiro é a própria guerra.

As histórias saíram na revista argentina Hora Cero, editada por Oesterheld, então na sua fase mais prolífica. Autor de clássicos como O Eternauta e Sherlock Time, o autor é um dos nomes mais conhecidos do quadrinho latino.

Já Pratt, que desenhou a série, se inspirou em uma maleta de mão com uma coleção de mais de 500 fotos de soldados de todas as partes do mundo, além de contar com sua própria experiência durante o conflito. Após o fim da guerra, o autor italiano morou em Buenos Aires onde teve contato com nomes como Alberto Breccia e Solano López. Após Ernie Pike ele ficaria mundialmente famoso com sua série Corto Maltese.

A edição de Ernie Pike da editora Figura tem 364 páginas com os 34 episódios da série. A campanha de pré-venda teve início nesta terça (8) com valores a partir de R$ 80 para receber a obra em casa.

É possível ainda ter acesso a um preview de quatro páginas da série. Veja abaixo:

Leia Mais
Mostra NaPerifa retrata a pandemia nas periferias de Pernambuco