“Escuta, Formosa Márcia”, de Marcello Quintanilha, vence o Prêmio Grampo 2022

Manual do Minotauro, de Laerte e Carniça e a Blindagem Mística Vol 2, de Shiko, completam o Top 3

O quadrinho Escuta, Formosa Márcia, de Marcello Quintanilha, foi o vencedor do Prêmio Grampo 2022 de melhores HQs. A obra constou em 12 das 20 listas dos jurados convidados do prêmio. O segundo lugar ficou com Manual do Minotauro, da cartunista Laerte e a terceira posição foi para Carniça e a Blindagem Mística – Parte 2: A Tutela do Oculto, de Shiko.

É a primeira vez em seis anos que as três primeiras colocações ficam com títulos nacionais, segundo a organização do prêmio. Apenas na primeira edição do Grampo, em 2016, os três títulos mais votados foram quadrinhos nacionais. O Prêmio Grampo, organizado pelos sites Balbúrdia e Vitralizado, coleta listas de jornalistas, editores, quadrinistas e outros profissionais ligados aos quadrinhos para escolher as melhores obras do ano. A divulgação dos vencedores aconteceu duranta uma live no YouTube nesse domingo (3).

(Aviso: Paulo Floro, editor deste O Grito! e Dandara Palankof, editora da Plaf (publicação impressa editada pelo O Grito!) são votantes do Prêmio Grampo).

Cena de Escuta, Formosa Márcia, HQ vencedora do Grampo deste ano. (Divulgação).

O top 10 do Grampo 2022 fecha com Rusty Brown (Companhia das Letras), por Chris Ware (tradução de Caetano Galindo); Arlindo (Seguinte), por Ilustralu; Isolamento (independente), por Helô D’Angelo; Polina (Nemo), por Bastien Vivès (tradução de Fernando Scheibe); Pele de Homem (Nemo), por Hubert Boulard e Frédéric Zanzim Leutelier (tradução de Renata Silveira); 11:11 (independente), por Jéssica Groke, Felipe Portugal, Lalo e Diego Sanchez; e Brega Story (Brasa), por Gidalti Jr.

Escuta, Formosa Márcia conta a história de uma enfermeira moradora de uma favela do Rio de Janeiro, que luta para que sua família não seja cooptada pelo crime organizado. A HQ foi a vencedora do prêmio principal no Festival Angoulême, no mês passado. Também figurou em primeiro lugar na nossa lista de Melhores HQs de 2021.

Veja a lista completa dos votantes deste ano.

Leia Mais
Cantor Siso lança seu terceiro disco solo Vestígios