Cena do clipe Thriller

MICHAEL JACKSON OU A HISTÓRIA DO PODER DA IMAGEM
Astro ensinou ao mundo a importância da imagem para a cultura pop
Por Eduardo Dias, blogueiro da Revista O Grito!

Quando cresceu, a criança talentosa de The Jackson Five formatou uma estratégia que desdobrava sua carreira artística em diversas direções do mundo do entretenimento. Sua vida e obra alimentavam, ao mesmo tempo, revistas especializadas em celebridades e em música. A coreografia se tornou elemento essencial de cada música. E claro, reinventou, revolucionou e explorou como ninguém o videoclipe no final do século XX.

O cuidado e o esforço dedicado na produção de cada clipe foram recompensados com o reconhecimento. Seus lançamentos eram um evento e um espetáculo. Por pertencer a uma geração que viu e contribuiu com o surgimento e o crescimento do videoclipe, as experiências marcaram época e se tornaram referência. Desta geração também fazem parte, dentre muitos outros, Peter Gabriel e Madonna.

A consciência de que os clipes ajudavam-no a ser uma presença freqüente na TV para não correr o risco de ser esquecido pelo público. Mas ele também soube que era preciso se reinventar na música e nos vídeos para manter os holofotes em sua direção. Por isso, ele recorreu ao uso das mais avançadas técnicas de computação gráfica (Black Or White), trabalhou com diretores de cinema como John Landis (Thriller) e Martin Scorcese (Bad).

Ele possuía o feeling de explorar os recursos audiovisuais de um veículo de grande alcance para ditar tendência na dança, na moda e no comportamento, por exemplo. Para isso, recorreu a uma transformação constante de sua persona, tanto no campo artístico como no pessoal. As novidades trazidas pelos vídeos rapidamente ganhavam as ruas, os clubes e boates.

Michael tinha plena ciência de que a permanência na cultura pop estava ligada a uma cultura da novidade, da surpresa e, claro, do encantamento. Ele sabia como poucos as maneiras corretas de manter a mídia próxima – para o bem e para o mal –, gerar interesse e provocar repercussão da sua carreira e da sua vida. E foi através da imagem do cantor, dançarino e performer, que ele construiu a grande figura do artista Michael Jackson. A nota triste do sucesso da empreitada de uma vida inteira é que ele sempre teve dificuldades em lidar com a sua própria criação.

* Eduardo Dias é mestre em comunicação e estudioso do videoclipe. Atualiza o blog Cultura Clipe.

  1. Hoje dia 29 de Agosto de 2009,Michael Jackson completaria 51 anos de idade e,após sua morte,todos ainda perguntam:Porque?O maior artista de todos os tempos,teve a vida abreviada por uma overdose,provocada por um coquetel de medicamentos utilizados para fazê-lo dormir.Viria após um grande hiato em sua carreira,fazer uma tournée de 50 shows na Inglaterra.Havia Michael contratado um médico,para acompanhá-lo na maratona de shows.

    Sua vida sempre cercada de polêmicas,excentricidades e mistérios,não foi diferente no fim,pois especulamos:Será que perfeccionista como era,planejou um suicídio,que o tiraria do cenário como o maior fenômeno de todos os tempos?Grande cantor,dançarino,coreógrafo,produtor,diretor,empresário e,grande filantropo.Hoje a MTV por todo o dia vem homenageando-o,com vários programas que brindam-nos com sua obra extensa e variada,que deixou-nos um legado,que abrandará nossa dor,servindo de paliativo para a grande perda da humanidade.Um homem,que dedicou toda a sua vida em nome da arte

  2. Michael Jackson foi um ícone da musica, eu o amava muito
    e amo ainda não é porque ele não esta entre nós que eu vou deixar de ama-lo.
    Nunca vai acontecer de eu abandonar meu Ídolo .
    Gostaria de deixar aqui um recado para quem julga Michael Jackson, para quem acha que ele é um Pedofilo ou para quem não gosta dele por causa de suas plásticas .
    1º Se ele fez plásticas ou não isso desrrespeita apenas a ele e a ninguém mais, e pra quem não o motivo dele ter feito tantas plásticas eu digo, porque ele tinha doenças uma que quando ele se olhava no espelho ele se via com um monte de manchas no rosto , mais na verdade não tinha nenhuma ..
    Isso já estava no Psicológico dele por mais que descessem que ele não tinha ele achava que tinha.
    2º Em 27 de Janeiro de 1984 Michael Jackson sofreu um acidente enquanto gravava o segundo comercial para a televisão do contrato de 5 milhões de dólares que havia assinado para ser garoto-propaganda da Pepsi. O cabelo do astro foi incendiado por fogos de artifício. Ele teve queimaduras de segundo grau no couro cabeludo. Michael foi liberado do hospital um dia depois da internação.
    Devido esses acontecimentos Michael Jackson começou a fazer plásticas, foram cerca de 51 plásticas no ano (foi dito pelos repórteres).

    E para o povo que acham que ele era um pedofilo, ele não era não esse povo gosta é de ganhar dinheiro nas custas dos outros, Michael Jackson era sim muito infantil, gostava de brinquedos e coisas de crianças mais para quem não sabe ele era assim pelo devido fato de não ter tido infância, Michael não teve infância porque seu Pai obrigava seu próprio filho a trabalhar aos cinco anos de idade. Esse povo de hoje em dia é tão falso , quando Michael estava vivo era todo mundo falando mal dele tanto nas ruas quanto nos jornais, e agora que ele morreu todo mundo fala bem dele tanto que nos jornais não se fala de outra coisa a não ser nele . Eles só foram reconhecer o que ele fez de bom agora que ele está morto mais pra mim eu acho que eles deveriam reconhecer o que ele fez de bom quando ele estava vivo e não agora que ele morreu , e com certeza está no céu olhando por todos nós que os amamos que estamos sofrendo com sua morte,olhando pelas pessoas que hoje choram por ele, Michael Jackson não era apenas um dançarino qualquer, porque um dançarino qualquer dança apenas por dançar mais o Michael Jackson era diferente ele foi um exemplo para todos por ele gostar de fazer o trabalho dele que era dançar, ele ensinou que é preciso gostar do que faz se não, não vai vale a pena tudo que vsê faz, tem que gostar do que faz .
    E ele mostrava para o mundo que ele gostava de dançar mostrava que gostava do que ele fazia, era o trabalho dele mais para ele não era um trabalho comum era um trabalho que ele gostava de fazer tinha orgulho de trabalhar como dançarino, tanto que quando iria fazer esse SHOW ele diz que era tamanha a felicidade dele de poder voltar ao palco .
    Mais se Deus quis assim quem somos nós para contrariar se Michael não está mais conosco é porque ele está num lugar bem melhor que aqui na terra, Michael sofria demais com essas dores que ele sentia, Michael Jackson sentia tanta dor que ele chegou a tomar MORFINA (um remédio para mortos para aliviar a dor deles )
    ele sofria demais com dores no corpo, porque o corpo dele era cartilagem .
    Queria deixar explicado que ele não tinha vergonha de sua cor, fez isso por causa do Infeliz do Pai dele e por causa do acidente do comercial da Pepsi .
    Eu queria saber porque o Pai dele chegou a fazer tudo isso com o próprio filho ?porque ? eu não entendo . Tudo isso por causa de dinheiro . Eu queria um dia poder dizer ao Pai de Michael que dinheiro não é tudo na vida que tem coisas melhor que o dinheiro, como por exemplo amar um filho mais acho que isso ele não sabe o que é, se soubesse não teria feito tudo isso com o nosso querido e amado Michael Jackson .

    Bom povo era só isso que eu queria esclarecer, queria defender o Michael Jackson que por sinal quase ngm faz isso .
    Só sabem julgar .

    Que o Michael fique bem onde está em qualquer lugar que esteja que esteja feliz .

    By : Amanda Jessica

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais
Faça Uma Playlist: “Your Song”, Elton John