é a nova personagem do universo de e Obelix, um dos maiores sucessos dos quadrinhos europeus. Sua presença é histórica: trata-se da primeira personagem feminina com destaque em 60 anos de publicação da série.

A personagem vai aparecer no 38º livro da série, que será escrito por Jean-Yves Ferri e desenhado por , o mesmo time responsável pelos três últimos quadrinhos da série.

O trabalho da dupla tem revitalizado as histórias, mas se mantém próximos aos originais criados por e Albert Uderzo, sendo este último inclusive, mentor de Conrad e Ferri.

Criado em 1959, as HQs são conhecidas no mundo todo e trazem histórias de corajosos gauleses em eterna guerra contra os romanos por volta do anos 50 antes de Cristo. A criação de Adrenaline é um grande passo em relação ao modo como as mulheres eram geralmente representadas na série: loiras sensuais, “femme fatales”, em geral com pouca relevância na trama.

Adrenaline rompe com estereótipos femininos na série. (Divulgação).

“Nós não queríamos criar uma personagem que se baseasse nesse lado sedutor que geralmente víamos nas mulheres em Asterix. Elas quase sempre apareciam apenas como jovens atraentes que seduziam Obelix e seu papel parava aí”, disse Conrad em entrevista ao The Guardian.

Adrenaline é a filha de Vercingétorix e sua personalidade é descrita como “forte e rebelde”. Ela é desenhada como uma adolescente e não traz corpo curvilínio objetificado, como era comum nas histórias da série. No álbum, os heróis gauleses recebem a missão de protegê-la dos romanos, que capturaram seu pai, mas eles acabam tendo dificuldade por conta do espírito contestador da garota.

HQ teve tiragem de 5 milhões de cópias. (Divulgação).

Este novo álbum terá uma tiragem de 5 milhões de cópias, o que coloca o livro como um dos maiores lançamentos deste ano na França. Desde que foram lançados, os gibis de Asterix já venderam mais de 370 milhões de exemplares em todo o mundo, um dos maiores fenômenos dos quadrinhos globais.

No Brasil, os quadrinhos de Asterix saem pela editora Record.

Sem mais artigos